Agricultura Urbana divulga memória de propostas
Publicada em 02/12/2015 às 16:43A sistematização das rodas de diálogo promovidas durante o Encontro de Agricultura Urbana, realizado pela Prefeitura, no último dia 26 de novembro, mostra um painel abrangente de possibilidades de aplicação desse conceito na cidade.
O evento contou com a participação de setores públicos e privados, incluindo a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, a Secretaria de Serviços Públicos, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Educação, o Jardim Botânico, a Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda, a Coordenadoria do Idoso e outros, incluindo organizações não-governamentais, integrantes de conselhos e profissionais.
Nos registros da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), que sediou o encontro, o maior número de citações relevantes foi para a importância da divulgação, programação de eventos e parcerias com entidades de classe.
LEIA TAMBÉM
Festa da Uva 2016 é divulgada em milhões de sorvetes
Conheça todas as candidatas para a Corte da Uva de 2016
Exposição de Árvores de Natal mostra surpresas no Paço Municipal
Também apareceram como importantes os benefícios para os moradores que praticam agricultura urbana, o incentivo para as parcerias público-privadas com a comunidade, a capacitação de técnicos locais e a necessidade de avançar em uma legislação específica para a conexão entre economia solidária e agricultura urbana.
Outros pontos de destaque ficaram para o apoio técnico nas hortas escolares, o aprimoramento da interlocução entre secretarias e o mapeamento de áreas públicas e espaços vazios com potencial para solo e água, além do levantamento de insumos para uso da agricultura orgânica e da clareza sobre acesso, captação e utilização de água.
Grupo gestor
Uma das questões fundamentais do encontro foi a indicação de um futuro grupo gestor de agricultura urbana. Os debates também envolveram questões como utilizar a organização comunitária de bairros para alavancar a agricultura, inserir a discussão da agricultura urbana nas rede social-territoriais, fomentar a sustentabilidade dos projetos e pesquisar estudos de caso em projetos-piloto.
Entre os aspectos sociais da agricultura urbana estiveram nos assuntos o resgate sociocultural para grupo vulneráveis, a realização de oficinas em centros de atenção psicossocial (CAPs) e a definição de áreas prioritárias.
Palestrantes
Antes dos trabalhos em grupo, o evento contou com palestras de Afonso Peche Filho (Instituto Agronômico), Marcelo Pilon (Planejamento e Meio Ambiente), Ana Cláudia Jordão Rodrigues (Saúde), Felipe de Oliveira Magro (Agricultura, Abastecimento e Turismo), Ana Teresinha Maranha Peche (Serviços Públicos) e também intervenções de Claudete Formis (Educação). Mas a reflexão do encontro envolveu a diversidade de todos os participantes.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
28/12/2024
Hospital São Vicente tem 100% dos quartos das enfermarias reformados pelo projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”
-
28/12/2024
Em oito anos, Educação de Jundiaí recebe R$ 45 milhões em investimentos
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
Baixe as fotos desta notícia na resolução original