Jundiaí tem semana especial para comemorar 360 anos

Publicada em 07/12/2015 às 16:15

Na reta definitiva de seu 360º aniversário, a comunidade de Jundiaí tem uma semana de celebrações dentro de uma época já especial pelo período natalino. Tudo com entrada gratuita.

A comemoração é tripla, pois ao lado dos 360 anos de vila colonial (uma das primeiras do Estado) oficialmente completados na segunda-feira (14), o ano teve os 150 anos de elevação à cidade imperial completados em março e os 400 anos de povoação (sem dia específico) estimados em data estampada na bandeira municipal.

LEIA TAMBÉM
Eleita a Corte Real do Carnaval 2016 de Jundiaí
Festa da Uva 2016: Corte é eleita no Polytheama
Caminhada e Zumba agitam para os 360 anos de Jundiaí

Atrações culturais comemoram 104 anos do Polytheama

Entrega da Ponte Torta, neste domingo (13), é um dos pontos altos da comemoração

Entrega da Ponte Torta, neste domingo (13), é um dos pontos altos da comemoração

O ponto alto é a entrega da Ponte Torta para a cidade neste domingo (13), depois de um ano de trabalho de recuperação técnica e de memória junto com a comunidade. Mas as comemorações já começaram na semana passada. Confira o que vem pela frente, tanto na programação oficial quanto na paralela.

Sexta-feira (11)

O Coral Municipal e o grupo Bumbo do Japi apresentam, às 20h30, no Teatro Polytheama um espetáculo especial com canções celebrizadas por Marisa Monte, Toquinho, Adoniran Barbosa e outros.

No mesmo dia, tem início a Feira Natalina de Artesanato do programa Jundiaí Feito à Mão, no Jardim Botânico, que segue aos sábados e domingos, das 9h às 18h, e de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. Ainda na programação paralela continua também diariamente a Exposição de Presépios no Solar do Barão.

Sábado (12)

No sábado, a Orquestra Municipal recebe convidados como o saxofonista Teco Cardoso, o arranjador Nelson Ayres e a cantora Monica Salmaso para o concerto “Alma Lírica Brasileira”, a partir das 20h30, também no Teatro Polytheama.

Também é o primeiro dia do SUP Day no Parque da Cidade, com aulas abertas de Stand Up Paddle, às 8h e às 13h, preparando para as competições no domingo (13), a partir de 8h.

Domingo (13)

A abertura do domingo está marcada para as 8h com a Corrida Jundiaí 360, que ocupa a avenida União dos Ferroviários, com saída marcada em frente ao Complexo Fepasa.

Ainda pela manhã, o Parque Botânico Tulipas recebe, às 10h30, a Orquestra de Viola da Terra da Uva (com o convidado Giuliano Neri). E o Parque do Jardim do Lago recebe, às 11h30, a Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira.

Nesse mesmo dia, no Parque da Cidade, apresentam-se a partir das 10h30 o grupo Performático Éos, o músico Alexandre RE e a escola de dança Studio Wellness.

Na principal comemoração do domingo (13), a partir das 17h na Ponte Torta, vão estar presentes diversas atrações, como a acrobacia nos ares do grupo Respeitável Público, a música oitentista do grupo Johnny Groove e o clima carnavalesco da banda Amigos do Samba, reforçada por representantes dos blocos da Ponte Torta e do Refogado do Sandi, entre outros. Um grupo de ciclistas deve antecipar o evento com um passeio saindo do local às 16h. A inauguração da iluminação do monumento, assim como de sua praça Erazê Martinho, vai ser às 19h30.

Ainda no domingo (13), a partir das 18h, está marcada a estreia do espetáculo “Ser Tão de Origem”, com direção de Alice Possani, que trata da fundação de uma cidade no ponto de vista da confusão que existe sobre seus verdadeiros fundadores. A montagem com artistas locais teve apoio do Prêmio Estímulo de Cultura, da Prefeitura de Jundiaí, e vai ser apresentada no Sesc.

Também no domingo (13), com reapresentação na sexta-feira (18), a Companhia Municipal de Dança mostra, a partir das 19h, no Teatro Polytheama o espetáculo “Y – O Início”, com uma coreografia inspirada na lenda dos fundadores de Jundiaí, Rafael de Oliveira e Petronilha Antunes, que teriam fugido de São Paulo para a região de Jundiahy depois de assassinarem o primeiro marido dela.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/07/jundiai-tem-semana-especial-para-comemorar-seus-360-anos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original