Saúde Mental conta com parede interativa para pacientes

Publicada em 07/12/2015 às 11:56

A Clínica de Saúde Mental do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo conta desde o início de novembro com uma parede lousa, que permite que a criatividade flua, seja para escrever ou desenhar, apagar e refazer quando quiser. O objetivo é melhorar a comunicação e o desenvolvimento dos pacientes.

LEIA TAMBÉM
Saúde discute novas ações para enfrentar a dengue
Primeira-dama visita Centro Comunitário do Novo Horizonte
‘Café Musical’ reúne pacientes do ambulatório de Saúde Mental

Pacientes ganharam espaço para se expressar

Pacientes ganharam espaço para se expressar

A parede foi pintada na parte de fora da unidade, área de convivência dos pacientes, com tinta preta fosca pronta para a aplicação. No espaço, os internados podem se expressar por meio de escritas e desenhos feitos com giz. Essa é mais uma ação do processo de humanização no atendimento do hospital, uma das metas da atual gestão do São Vicente e que conta com apoio da Secretaria de Saúde, a principal mantenedora da entidade.

“É uma possibilidade de fala que não é a conversa. Às vezes, os pacientes encontram dificuldades em dizer o que sentem, mas conseguem se comunicar de outras maneiras. Conseguimos com isso saber o que o paciente está pensando, como ele está e a partir deste ponto dar continuidade ao tratamento”, explica a psiquiatra Camila Rosa.

As artes e as frases remetem aos acontecimentos, ideias e narrativas pessoais e ficcionais dos internos. “Os pacientes foram se apropriando aos poucos do espaço que antes era usado por fumantes. Hoje percebo que existe outra atitude dos pacientes. Poder sair para colocar uma ideia, fazer um desenho, deixar um recado para alguém. Esse é o ganho da lousa, aproximar as pessoas”, conta a terapeuta ocupacional Daiane Crisostomo.

Assessoria de Imprensa HSVP
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/07/saude-mental-conta-com-parede-interativa-para-pacientes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original