Exposição reúne telas restauradas de Diógenes Duarte Paes

Publicada em 16/12/2015 às 15:18

A exposição “Recuperando e Revelando um acervo – pinturas de Diógenes” vai ser inaugurada nesta quinta-feira (17), no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, a partir das 19h30. Pertencentes ao acervo do Gabinete, nove aquarelas e três óleos sobre tela do pintor jundiaiense Diógenes Duarte Paes (1896-1964) foram restaurados por meio do “Programa de Estímulo à Cultura – 2014″ da Secretaria de Cultura.

O trabalho esteve a cargo da restauradora Elisabetta Battioli Ribeiro e possibilitou que obras com marcas de desgaste e umidade, algumas há décadas sem serem exibidas, pudessem chegar com vida nova a gerações que nunca tiveram oportunidade de vê-las.

Diógenes Duarte Paes é o autor do desenho da bandeira de Jundiaí. Artista que realizou a primeira exposição com 50 trabalhos em aquarela em 1946. Em 1951, levou ao Museu de Arte de São Paulo a “Exposição de Desenhos Folclóricos” com 30 obras, entre elas “Folia do Divino”, “Recomenda das almas” e “Domingo de Ramos”. Aquarelista, pintor e escritor, escreveu e desenhou para inúmeras revistas na capital paulista e Jundiaí.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí é homenageada pela Orquestra Municipal
Corte da Uva afirma orgulho de representar Jundiaí
Orquestra de Viola Caipira encanta no Jardim do Lago
Coreografia conta antiga história de amor no Polytheama

Nove aquarelas e três pinturas a óleo foram restauradas para a exposição

Nove aquarelas e três pinturas a óleo foram restauradas para a exposição

O projeto “Recuperando e Revelando um acervo – pinturas de Diógenes” permitiu que as obras do pintor, algumas sem serem expostas há mais de três décadas, pudessem voltar a ser exibidas. Entre elas estão paisagens do litoral paulista e cenas do centro de Jundiaí.

O evento vai contar com apresentação do duo “Samblues”, composto por Flavinho Buzaneli e Beto Brim, e que mistura MPB e blues

Serviço:
Fim de ano no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa
Rua Candido Rodrigues, 301, Centro, Jundiaí – quinta-feira (17), a partir das 19h30
Aberto ao público (sócios e não sócios do Gabinete)
Entrada franca

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/16/exposicao-reune-telas-restauradas-de-diogenes-duarte-paes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original