Audiência discute ‘rede ciclável’ para bicicletas em Jundiaí

Publicada em 18/12/2015 às 15:15

Nesta segunda-feira (21), a partir das 18h30, os ciclistas e simpatizantes das bicicletas são convidados para uma audiência sobre a proposta da “rede ciclável” que está sendo incorporada ao Plano Diretor Participativo para orientar a expansão de medidas voltadas para esse tipo de mobilidade urbana. O encontro será realizado no auditório do 8º andar do Paço Municipal.

Na ocasião, serão apresentados os estudos desenvolvidos desde o ano passado na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (em parceria com a Secretaria de Transportes) para essa rede com propostas como ciclovias e ciclofaixas, além do estímulo para a criação de ciclorrotas pelos próprios ciclistas que usam esse meio de transporte em seu cotidiano.

Manifestação no Dia Mundial Sem Carro: plano cicloviário deve apontar rumos

Manifestação no Dia Mundial Sem Carro: plano cicloviário deve apontar rumos

A cidade de Jundiaí já foi um centro de intenso tráfego de bicicletas no século 20, com grandes bicicletários nas principais fábricas têxteis, cerâmicas, metalúrgicas, alimentícias ou ferroviárias. A hegemonia do automóvel, a partir da década de 1980, retirou o espaço como ocorreu com pedestres e até mesmo com os trens.

Em ação recente, a Prefeitura de Jundiaí promoveu a instalação de paraciclos em diversos pontos da região central, que foram doados pela campanha colaborativa Hackbike 7406.

Em 22 de setembro deste ano, o Dia Mundial Sem Carro foi comemorado em Jundiaí com o teste de uma ciclofaixa na avenida Nove de Julho que reuniu centenas de bicicletas demonstrando haver uma demanda reprimida por roteiros mais seguros para esse tipo de uso do espaço público. O resultado valorizou o tema, que determinou a necessidade de audiências públicas.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/18/audiencia-discute-rede-ciclavel-para-bicicletas-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original