21 mil toneladas de resíduos foram removidas de rios

Publicada em 13/01/2016 às 18:13

Móveis, entulho, lixo e muitos outros resíduos. Foi tudo isso o que a Secretaria de Serviços Públicos removeu dos rios e córregos do município em 2015 durante o Programa de Manutenção dos Corpos D’Água, totalizando 21.251 toneladas. E a pergunta que fica é: como tudo isso foi parar nesses locais?

A resposta é uma só: descarte irregular de resíduos. E para que isso não ocorra, a Prefeitura reforça à população que conta com coleta regular de lixo comum, lixo reciclável e trecos. “Pedimos, principalmente nesse período de fortes chuvas, que deixem o lixo ou os trecos na porta de casa no dia de coleta, com uma hora de antecedência. Demais resíduos, como entulho, por exemplo, devem ser descartados de maneira correta, em caçambas”, comenta o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite.

Quem não sabe ao certo as datas, pode consultar a lista de coleta reciclável/cata-treco e coleta de lixo orgânico.

LEIA TAMBÉM
Prefeito visita áreas atingidas pela chuva na cidade
Proprietário de caçamba irregular é multado em R$ 7 mil
Serviços Públicos faz mutirão de limpeza no Novo Horizonte
GGIM promove reunião para discutir a segurança no Carnaval

Prefeitura realiza trabalho preventivo e pede colaboração da população

Prefeitura realiza trabalho preventivo e pede colaboração da população

Além disso, há o recém-inaugurado ecoponto no Parque Ecológico Morada das Vinhas José Roberto Moca ‘Barroca’ (avenida Uva Niágara, sem número), que recebe, gratuitamente, entulho, pneus, madeiras, galhos, eletroeletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas, óleo de cozinha e material reciclável. A quantia é de até um metro cúbico, o que equivale a uma caixa d’água de 1 mil litros. “Quando o cidadão faz o descarte irregular do seu resíduo, comete um crime ambiental e a vida de muitas outras pessoas é afetada. É algo que traz consequência para toda a cidade.”

Os efeitos vão desde enchentes até a proliferação de doenças, como dengue. “Infelizmente, as pessoas não se atentaram sobre a importância de se jogar o lixo no lixo, de fazer o descarte correto do entulho, de se manter os terrenos limpos. É uma questão de saúde pública. O maior parceiro do poder público é o cidadão, que precisa colaborar.” Ele conta que após a forte chuva da última sexta-feira (8) a Secretaria retirou das ruas 6 caminhões repletos de móveis velhos, lixo e entulho.

Segundo Aguinaldo, o Programa de Manutenção de Corpos D’Água é realizado anualmente, desde 2013, de março a outubro. “É uma ação preventiva permanente.”

Só do rio Guapeva saíram 3.800 toneladas de resíduos na última limpeza. Do rio Jundiaí, mais 14 mil toneladas. Engrossam a lista das áreas que passaram por desassoreamento locais, como córrego Tanque Velho (Vila Esperança), Ribeirão Ponte Alta, Córrego da Colônia, Córrego da Vila Nambi, Ponte Alta, Córrego da Vila Joana, Córrego das Flores, Japiguaçú, Córrego do Mato e muitos outros. O secretário destaca que, em 2015, foi realizada a limpeza de mais de seis mil bocas de lobo.

Luana Dias
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/01/13/21-mil-toneladas-de-residuos-foram-removidas-de-rios-e-corregos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original