Prefeito visita áreas atingidas pela chuva na cidade

Publicada em 13/01/2016 às 19:01

Prefeito Pedro Bigardi na escadaria do Jardim Tamoio

Prefeito Pedro Bigardi na escadaria do Jardim Tamoio

O prefeito Pedro Bigardi visitou, nesta quarta-feira (13), áreas de riscos nos bairros Jardim Tamoio e Ivoturucaia, severamente castigadas pelas chuvas dos últimos dias, e conversou com os moradores que perderam suas casas em virtude de deslizamentos de terra ou por danos nas estruturas.

Bigardi acompanha de perto toda ação feita das equipes que formam o Gabinete de Gestão de Risco e diz que conhecer os problemas de cada pessoa afetada faz parte de seu trabalho como prefeito.

“Sabemos do drama que a chuva trouxe para estas famílias e vamos fazer de tudo para atenuar os prejuízos que ela provocou. Agimos rápido e retiramos os moradores das casas afetadas. Ajudamos ainda a conseguir locais provisórios, mas seguros. Depois, vamos trabalhar para encontrar moradias definitivas para estas pessoas”, comenta Bigardi.

O prefeito ouviu atentamente a situação de cada imóvel e os pedidos dos moradores. “Gostaria de destacar o trabalho da Defesa Civil e de todas as secretarias envolvidas no Gabinete de Gestão de Riscos. Os problemas poderiam ter sido ainda maiores se não fosse a rápida intervenção e o trabalho integrado e sincronizado. Vamos estar sempre atentos ao que possa vir acontecer neste período de chuvas. Os moradores vão ter todo o nosso apoio”, ressalta.

LEIA TAMBÉM
Proprietário de caçamba irregular é multado em R$ 7 mil
Serviços Públicos faz mutirão de limpeza no Novo Horizonte
21 mil toneladas de resíduos foram removidas de rios e córregos

O prefeito entrou nas casas interditadas no Jardim Tamoio, acompanhado pelo vereador Márcio Petencostes de Sousa, o Márcio Cabeleireiro, que achou importante a visita. “O prefeito tomou ciência da situação e assim vai poder tomar as providências”, disse.

Seis casas do Jardim Tamoio foram interditadas pela Defesa Civil. Equipes trabalharam nesta quarta-feira (13) na retirada da mobília. Casas de parentes e a sede da Associação dos Moradores do Bairro foram as opções escolhidas pelos moradores até que uma solução definitiva seja encontrada.

No Ivoturucaia, apenas uma família precisou ser retirada da casa, que corre o risco de desabar por conta de danos estruturais. A família, formada por três pessoas, optou por ficar com parentes.

“A visita do prefeito ao Ivoturucaia traz esperança para as famílias, que têm em suas casas o maior patrimônio. Tenho certeza que vai olhar pelos moradores e fazer o possível para que voltem a ter uma moradia digna”, comentou o vereador Rogério Ricardo da Silva, que o acompanhou a visita ao Ivoturucaia.

Pedro Bigardi observa estragos feitos pela chuva no Ivoturucaia

Pedro Bigardi observa estragos feitos pela chuva no Ivoturucaia

O secretário de Comunicação Social, André Barros Leite, o coordenador especial do GGIM, José Carlos Pires, e representantes da Defesa Civil também estiveram nos locais afetados.

No último balanço da Defesa Civil, Jundiaí tem sete casas interditadas, seis no Tamoio e uma no Ivoturucaia, e 20 pessoas desalojadas. A cidade é mantida em estado de atenção pela Defesa Civil do Estado, com 102mm da chuva acumulados nos últimos três dias. A previsão é que volte a chover entre quinta (14) e segunda-feira (18). A Defesa Civil, inclusive, recebeu comunicado de chuva forte nesta quarta-feira (13).

Ivan Lopes
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/01/13/prefeito-visita-areas-atingidas-pela-chuva-na-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original