Haitianos vão contar com espaço cultural na Vila Marlene
Publicada em 22/01/2016 às 15:23A Coordenadoria do Trabalho, Emprego e Renda, recebeu, na manhã desta sexta-feira (22), dois representantes da comunidade haitiana em Jundiaí para uma reunião em que foi tratada a concessão de um espaço para convivência dos haitianos, na rua Benedito Sérgio de Oliveira, nº 220, Vila Marlene.
Segundo o titular da Coordenadoria, Vitor Machado, a ideia do encontro foi passar a proposta de ocupação e demais diretrizes do projeto. “O espaço vai permitir que os haitianos usufruam dos cursos disponíveis na sede de convivência, além de poderem manifestar a cultura de seu País”, conta.
LEIA TAMBÉM
Conselho de Juventude toma posse para o biênio 2015/2017
Empregabilidade de pessoas com deficiência é tema de palestra
Atendimento de transporte para pessoa com deficiência é unificado
Para os haitianos Guerby Pierre e Antony Geune, a oportunidade vai preencher a ruptura sentimental que o saudosismo criou nos quase 300 haitianos em Jundiaí. “Nós estamos muito agradecidos por isso, porque gostamos do Brasil, mas sentimos falta da nossa cultura e costumes. O lugar vai ser muito bom para nós”, destaca o sorridente Pierre, com a concordância de Antony.
A iniciativa vem ao encontro da proposta do governo Pedro Bigardi de oferecer oportunidades a todos.
“Essa aproximação estreita as relações entre os brasileiros e haitianos, que, ao chegarem ao Brasil, muitas vezes enfrentam algumas dificuldades burocráticas e sociais devido à nacionalidade. A intenção é criar políticas públicas de atendimento a essa parcela instalada em Jundiaí, para sua inserção na sociedade brasileira”, salienta o Assessor Especial para Assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino.
Mais
Um segundo encontro está agendado para a sexta-feira (29), com as secretarias de Cultura, Saúde e coordenadorias responsáveis para discussão da pluralidade de políticas públicas aos haitianos.
Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida
-
18/08/2016
Setores discutem construção do Fórum sobre álcool e outras drogas
-
17/08/2016
Fórum discute álcool e outras drogas na Faculdade de Medicina
-
15/06/2016
Centro de Convivência e Geração de Renda é lançado
-
18/04/2016
Jundiaí avança na construção da Economia Solidária
Baixe as fotos desta notícia na resolução original