Haitianos vão contar com espaço cultural na Vila Marlene

Publicada em 22/01/2016 às 15:23

A Coordenadoria do Trabalho, Emprego e Renda, recebeu, na manhã desta sexta-feira (22), dois representantes da comunidade haitiana em Jundiaí para uma reunião em que foi tratada a concessão de um espaço para convivência dos haitianos, na rua Benedito Sérgio de Oliveira, nº 220, Vila Marlene.

Segundo o titular da Coordenadoria, Vitor Machado, a ideia do encontro foi passar a proposta de ocupação e demais diretrizes do projeto. “O espaço vai permitir que os haitianos usufruam dos cursos disponíveis na sede de convivência, além de poderem manifestar a cultura de seu País”, conta.

LEIA TAMBÉM
Conselho de Juventude toma posse para o biênio 2015/2017
Empregabilidade de pessoas com deficiência é tema de palestra
Atendimento de transporte para pessoa com deficiência é unificado

Na reunião, os haitianos Pierre e Antony agradeceram a iniciativa

Na reunião, os haitianos Pierre e Antony agradeceram a iniciativa

Para os haitianos Guerby Pierre e Antony Geune, a oportunidade vai preencher a ruptura sentimental que o saudosismo criou nos quase 300 haitianos em Jundiaí. “Nós estamos muito agradecidos por isso, porque gostamos do Brasil, mas sentimos falta da nossa cultura e costumes. O lugar vai ser muito bom para nós”, destaca o sorridente Pierre, com a concordância de Antony.

A iniciativa vem ao encontro da proposta do governo Pedro Bigardi de oferecer oportunidades a todos.

“Essa aproximação estreita as relações entre os brasileiros e haitianos, que, ao chegarem ao Brasil, muitas vezes enfrentam algumas dificuldades burocráticas e sociais devido à nacionalidade. A intenção é criar políticas públicas de atendimento a essa parcela instalada em Jundiaí, para sua inserção na sociedade brasileira”, salienta o Assessor Especial para Assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino.

Mais
Um segundo encontro está agendado para a sexta-feira (29), com as secretarias de Cultura, Saúde e coordenadorias responsáveis para discussão da pluralidade de políticas públicas aos haitianos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/01/22/haitianos-vao-contar-com-espaco-cultural-na-vila-marlene/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original