GM usa câmeras para garantir segurança na ‘passarela do samba’
Publicada em 04/02/2016 às 14:32A Guarda Municipal vai repetir no Carnaval 2016 o plano de segurança adotado durante os três finais de semana da 33ª Festa da Uva e 4ª Expo Vinhos, apontado como sucesso absoluto.
Dentro da proposta integrada de segurança, a GM volta adotar nos dias e noites da mais tradicional festa do País o trabalho conjunto com as principais forças que atuam na cidade, as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Comissariado de Menores, além de fiscais de comércio, trânsito e transportes.
LEIA TAMBÉM
TVE transmite ao vivo desfiles do Carnaval de Jundiaí
Futuros guardas iniciam curso para uso de arma de eletrochoque
Carnaval 2016: Coordenadoria oferece transporte adaptado gratuito
Carnaval 2016: infraestrutura garante conforto e segurança à população
Câmeras de monitoramento foram instaladas ao longo da Avenida Prefeito Luiz Latorre, a “passarela do samba”. Os equipamentos vão captar imagens da concentração, desfile e dispersão. Terminais de ônibus urbanos também vão ser monitorados.
“O objetivo é garantir o clima de tranquilidade para todos os foliões defenderem suas escolas de samba nos dois dias de desfile, bem como do público que for acompanhar a festa”, comenta o comandante da GM, José Roberto Ferraz.
A GM vai fazer o patrulhamento com aproximadamente 86 guardas, com a participação das divisões do Canil, Apoio Tático e Ronda Escolar.
A Guarda Municipal orienta os pais que identifiquem seus filhos com pulseiras e bilhetes, o que facilita o contato com os responsáveis no caso de possíveis desaparecimentos provocados pelo acúmulo de pessoas.
O comandante José Roberto Ferraz destaca que o plano de segurança reforçado que vai ser adotado nos dias de Carnaval surtiu os efeitos esperados durante a 33ª Festa da Uva e 4ª Expo Vinhos, em que 167 mil pessoas (público total em 10 dias de festa) participaram de um dos maiores eventos do gênero do País com muita tranquilidade.
“A Guarda Municipal, tendo por atribuição zelar pelos bens, serviços e instalações do município, atuou com aproximadamente 70 guardas municipais nos dias de festa e garantiu a segurança dos visitantes. A parceria com as demais forças foi ponto essencial. Então, vamos repetir no Carnaval com um efetivo ainda maior”, destaca. Nenhuma ocorrência foi registrada na Polícia Civil durante a Festa da Uva e Expo Vinhos.
Ivan Lopes
Foto: Paulo Grégio
-
21/01/2025
Cultura trata com a Liga das Escolas de Samba sobre plano de trabalho para o Carnaval
-
17/01/2025
Cultura abre credenciamento para desfiles de blocos de rua do Carnaval 2025
-
17/01/2025
Prefeitura reforça compromisso com a segurança pública
-
11/01/2025
Teste de adequação viária visa desafogar o trânsito no viaduto Sperandio Pelliciari
Baixe as fotos desta notícia na resolução original