Prefeito conversa com pais na preparação para volta às aulas

Publicada em 12/02/2016 às 18:05

O prefeito Pedro Bigardi participou, nesta sexta-feira (12), na Emeb Ivo de Bona, no Almerinda Chaves, da primeira reunião de pais do ano. Todas as 113 unidades escolares de Jundiaí também fizeram o encontro. O ano letivo tem início nesta segunda-feira (15) para 33,5 mil crianças, 4,6% a mais que em 2015, com uma equipe de 2.200 professores.

Segundo Bigardi, que estava acompanhado do vice-prefeito, Durval Orlato, e do secretário de Educação, José Renato Polli, o ensino de Jundiaí é conhecido pela qualidade por todo o Brasil. “Temos uma das melhores redes, conforme apontam diversos índices. Isso se deve à dedicação dos educadores, coordenadores, diretores e todos os funcionários da Educação. Além disso, trabalhamos para valorizar esses profissionais e deixar as escolas cada vez mais estruturadas”, destacou.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura em ‘operação de guerra’ contra o Aedes aegypti
Educação reabre inscrição para curso de licenciatura em Pedagogia

Pedro Bigardi falou da qualidade da educação no município

Pedro Bigardi falou da qualidade da educação no município

Para 2016, por exemplo, estão na programação mais 40 ações em prédios escolas. Entre 2014 e 2015, 30 escolas foram reformadas, com investimento de aproximadamente R$ 10 milhões; foram construídas 28 salas de aulas; iniciada a construção de quatro novas unidades no Vetor Oeste (duas delas vão ser entregues nos próximos dias); e reformado e equipado o prédio da escola João Fumacchi, que, depois de 15 anos fechada, vai ser inaugurada no sábado (20) e vai atender 51 alunos de pré-escola (4 e 5 anos) em período integral.

Neste ano, também vão ser distribuídos gratuitamente para os alunos 27 mil kits de uniforme escolar para pré-escola e fundamental. Além disso, todos os alunos da rede, incluindo de creches conveniadas e escolas contratadas, vão ganhar material escolar e didático. “Vale destacar que, além de toda a estrutura oferecida pela Prefeitura, com educação e merenda de qualidade, é importante que a família acompanhe o cotidiano escolar das crianças”, comentou o prefeito aos pais.

José Renato Polli explicou que, durante o período de férias escolares, a pasta aproveitou para fazer obras de médio e grande portes em 11 escolas, além de serviços de manutenção (reparos, limpeza de calha e roçagem) nas demais Emebs.

Segundo ele, para este ano, entre as novidades na Educação, estão várias frentes de trabalho, entre elas a conclusão das diretrizes curriculares e pedagógicas da pasta; um fórum de políticas públicas para a educação do município, até o final do semestre; além da transformação do Conselho Municipal de Educação em um órgão deliberativo, pois hoje ele é consultivo. “Nosso foco, além de pensar na parte estrutural, também é pedagógico.”

O secretário lembrou aos pais que, nesta segunda (15) e terça-feira (16), os alunos passam por um período de adaptação e permanecem por um período de duas horas e meia nas escolas.

Na escola
Quem compareceu à reunião na Emeb Ivo de Bona, com quase 1,2 mil alunos do ensino fundamental, lembrou da importância do acompanhamento dos filhos durante todo o ano letivo. “É bom saber o que se passa na escola e todo o desenvolvimento do meu filho dentro dela. E comparecer às reuniões faz parte disso”, destacou a assistente de inventário Ingrid Bispo de Lima Oliveira.

Pais lotaram a escola para saber como será o ano letivo

Pais lotaram a escola para saber como será o ano letivo

Assim como ela, a prensista Elaine Aparecida da Silva Barreto destacou que faz questão de comparecer a todos os encontros. “A escola é a segunda casa do meu filho. É o caminho para o futuro. Preciso fazer parte disso”, frisou.

A presença de mães e pais, como Elaine e Ingrid, não são novidade na escola. De acordo com a diretora da unidade, Tiemi Goto Pupin, a participação em reuniões, projetos e atividades atinge a marca de 98% por parte dos responsáveis pelos alunos. “Felizmente, as famílias estão muito presentes e engajadas e isso faz toda a diferença no resultado escolar dos alunos. A família é o maior polo educacional das crianças e só com esse apoio conseguimos avançar.”

Luana Dias
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/12/prefeito-convesa-com-pais-na-preparacao-para-volta-as-aulas/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original