Centro recebe obras viárias, de segurança e de cultura
Publicada em 22/02/2016 às 15:06A reforma do prédio da Praça dos Andradas para abrigar o Batalhão da Polícia Militar, a restauração do Centro das Artes, o alargamento da avenida Nove de Julho no trecho da rotatória à rua Messina e a ligação viária entre a avenida Nove de Julho e a rua Bom Jesus de Pirapora compõem o pacote de obras em andamento na região central.
O secretário de Obras, José Roberto Aprillanti Júnior, vistoriou as obras na última sexta-feira (19). “São investimentos que contemplam áreas como mobilidade urbana, segurança e cultura, que vão trazer uma nova dinâmica à região. Todas estão em andamento e algumas delas em fase de conclusão.”
Adiantadas, as obras de interligação entre a avenida Nove de Julho e a rua Bom Jesus de Pirapora compreendem alargamento, drenagem, pavimentação e passeio da rua Dora Franco. “É um novo acesso que está sendo criado, ligando a avenida Nove de Julho com a Pirapora, que vai contribuir para desafogar o trânsito nesta região”, observa Aprillanti Júnior.
LEIA TAMBÉM
Emeb volta a funcionar depois de 15 anos fechada
Aedes aegypti: comitê municipal articula novas ações
Prefeito realiza ‘Prestação de Contas’ no Parque São Luiz
Ainda na avenida Nove de Julho, o trecho entre a rotatória próxima ao shopping e a rua Messina foi alargado com a criação da terceira faixa. A sinalização vertical e horizontal e colocação de semáforos completam as obras no local, que também visam melhorar a mobilidade.
Segurança e cultura
A reforma do prédio da Praça dos Andradas, no Centro, está quase pronta. O local vai abrigar a 1ª Cia. do 11º Batalhão da Polícia Militar, resolvendo um problema de segurança na região. “O edifício foi adequado para atender as necessidades da Polícia Militar, mas tivemos o cuidado de manter as características originais por se tratar de um prédio histórico”, comentou Aprillanti.
Internamente foi feita a reforma dos ambientes e novas instalações elétricas e hidráulicas. No térreo vão ficar o expediente diário, vestiários masculinos e femininos, alojamentos, refeitório, copa e sala para descanso. O setor administrativo, sala do subcomando e sala de treinamento vão estar no pavimento superior. A parte externa recebeu pintura e a Secretaria de Serviços Públicos vai fazer a revitalização da praça.
Outro prédio histórico que está sendo restaurado pela prefeitura é o Centro das Artes. O espaço vai ser voltado exclusivamente à cultura, com total acessibilidade, garantida pela presença de elevadores, rampas de acesso, piso tátil e banheiros adaptados.
O saguão vai abrigar uma praça pública coberta, salas de ensaio, miniteatro, bilheteria, cafeteria e banheiros. No pavimento superior, vão estar mais uma sala de ensaio, o foyer, Sala Glória Rocha e banheiros.
Os investimentos integram o Programa de Revitalização do Centro, juntamente com a implantação dos parklets, recuperação das praças, nova base da Guarda Municipal, revitalização da Ponte Torta, projeto do Escadão e Parque Linear do Guapeva, entre outras ações do governo Pedro Bigardi.
Viviane Rodrigues
Fotos: Cleber de Almeida
-
21/01/2025
Confira como chegar e como estacionar na 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos
-
21/01/2025
Cia. Jovem de Dança leva até fevereiro temporada gratuita de espetáculos para a Sala Glória Rocha
-
21/01/2025
Reunião define detalhes com os agricultores que participarão da Festa da Uva e Expo Vinhos
-
20/01/2025
Entrada solidária da Festa da Uva será destinada ao Fundo Social de Solidariedade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original