Deficientes visuais visitam exposição ‘Avessos’ na Pinacoteca
Publicada em 24/02/2016 às 17:55Um grupo de deficientes visuais da União dos Deficientes de Jundiaí e Região (UDJR) visitou, nesta quarta-feira (24), a exposição “Avessos” do artista Hélio Schonmann na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes.
As esculturas, quadros e outros objetos da mostra reuniam diversas texturas, planos, recortes e materiais, provocando a curiosidade e aguçando os sentidos. Durante a apresentação, os participantes puderam interagir com as peças em exibição e narrar suas percepções originadas pela fruição tátil.
O secretário de Cultura, Tércio Marinho, acompanhou a visita e parabenizou o artista. “Como poder público, temos o dever de pensar em todos e, seguindo uma das diretrizes do Governo Pedro Bigardi, trabalhamos para cada vez mais democratizar o acesso à cultura. Sendo assim, ter um artista na cidade como o Hélio, que pensa de forma inclusiva, ajuda para que esse trabalho seja bem desempenhado, além de inspirar outras pessoas a desenvolver projetos semelhantes”, disse.
LEIA TAMBÉM
Cultura promove ‘Viagem Fantástica pelo Polytheama’
Cultura participa do lançamento dos Concertos Astra-Finamax
Prefeito participa de debate sobre inclusão no mercado de trabalho
Solar do Barão promove caminhada cultural pelo Centro neste sábado (27)
O artista Hélio Schonmann tem bastante experiência no trato da arte para pessoas com deficiência. Em 2014, trabalhou na curadoria da mostra “ (Vi)Ver Diálogo Gráfico”, exposta no Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, que possibilitou uma oficina de desenho em relevo e demais atividades para pessoas com deficiência. Também na curadoria, em 2015, levou para o Museu Histórico Paulo Setúbal, em Tatuí, a exposição do projeto LUPA, que contou em seu acervo com peças realizadas por pessoas com deficiência visual, sob coordenação de Lúcia Neto.
“Essa é a primeira vez que venho a Pinacoteca e está sendo uma experiência muito agradável. As sensações aqui também são únicas. Quando eu enxergava não ligava muito para arte, leitura e outras atividades culturais, agora tenho paixão por tudo isso. É diferente nossa maneira de compreender o mundo e não temos tantas condições de exercitar isso. Saber que há artistas preocupados em também nos dar espaço para conhecer essa área é muito bom”, disse Nelson Luis Soares, que perdeu a visão aos 37 anos.
“Hoje a pessoa com deficiência busca efetivamente seu lugar e os espaços culturais também fazem parte desse processo e integração. Por isso apoiamos e valorizamos muito essa ação, que visa adaptá-los para que a limitação física seja superada dentro das condições possíveis”, disse o titular da Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Reinaldo Fernandes.
Os visitantes também conheceram o acervo da Pinacoteca.
Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original