Fim de semana repleto de atrações na cidade

Publicada em 09/05/2014 às 18:09

Exposições, oficinas, debates e passeios fazem parte da programação da 12ª Semana Nacional de Museus, que será aberta neste sábado (10). As atividades começam às 9h no Museu da Cia. Paulista (Complexo Fepasa), com a saída do ônibus cultural, que irá passar pela Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e pelo Museu Histórico e Cultural de Jundiaí ‘Solar do Barão’.

LEIA TAMBÉM
Confira a programação completa da Semana de Museus
Pianista Paulo Gori se apresenta no Solar do Barão
Teatro Polytheama é palco de ‘Divórcio’ com Susy Rêgo
Botânico: Circuito Sesc de Artes traz Hermeto Paschoal
Teatro Polytheama faz homenagem às mães no domingo

Painel tátil faz parte da Exposição VI(VER)

Painel tátil faz parte da Exposição VI(VER)

“Preparamos uma programação intensa para atrair os visitantes aos museus nesta semana de comemoração”, informa o diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, Jean Camoleze. A primeira parada do ônibus cultural será a Pinacoteca, onde ocorre a exposição ‘Olhares de Diógenes – Aquarelas, pinturas e memórias’.

A próxima é o Museu Solar do Barão, para a abertura da exposição ‘VI(VER) Diálogo Gráfico’, que terá a apresentação da cantora e compositora Odete Machado. No local, os visitantes também poderão conferir a exposição ‘Operários, mãos à obra – o início da industrialização em Jundiaí’.

Novo conceito
Segundo o curador, Hélio Schonmann, a exposição ‘VI(VER) Diálogo Gráfico’ traz um novo conceito. “Permite interagir com as obras de três formas, pela visão, pelo tato e participando do ciclo de oficinas e debates sobre a acessibilidade e cultura”, explica.

Entre os desenhos e gravuras de 41 artistas do Estado de São Paulo, está o painel tátil, obra que interage com os visitantes. Lúcia Neto, colaboradora do projeto, enfatiza a inclusão que a mostra proporciona. “Estas obras originais que podem ser tocadas trazem um público que normalmente não é incluso nas exposições de arte, os deficientes visuais, por exemplo, e até mesmo as crianças que podem ter um contato direto com diferentes materiais e texturas”.

Entre os dias 22 e 23 de maio, 5, 6 e 13 junho acontece a oficina: experiências gráficas em relevo, com Lúcia Neto, sempre em três módulos: 1- frotagem, 2- colagem e 3- desenho em relevo, respectivamente às 10h, 13h e 15h.

No dia 7 de junho, Paulo BT Barreto, professor de desenho e gravura, tetraplégico, ministra a oficina de desenho: da pena ao tablet, mostrando que mesmo com as dificuldades, qualquer pessoa pode ser tornar um desenhista de sucesso, e mostrando as diferentes técnicas entre o desenho no papel e as novas tecnologias. A oficina acontece em dois horários 10h e 17h.

Para as oficinas é necessária a prévia inscrição pelo telefone do Museu: (11) 4521-6259. O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí fica na Rua Barão de Jundiaí, 762, Centro.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/09/onibus-cultural-e-exposicoes-abrem-semana-de-museus/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original