Clube 28 festeja placa histórica de tombamento imaterial

Publicada em 27/02/2016 às 11:53

A bandeira verde, branca e amarela hasteada na fachada do imóvel de número de 363 da rua Petronilha Antunes dava o tom do evento a quem chegava por ali. A noite de sexta-feira (26) seria de celebração. A ocasião marcou a entrega e o descerramento da placa comemorativa que confere ao centenário Clube 28 de Setembro a posição de patrimônio imaterial, visto seu reconhecido legado cultural a Jundiaí e região.

O prefeito Pedro Bigardi marcou presença da solenidade e fez questão, durante sua fala, de lembrar que o tombamento imaterial “tem um significado muitas vezes até maior que o material, já que celebra a história das pessoas, a cultura legada, valoriza a edificação humana e a vida em sociedade”.

LEIA TAMBÉM
Cultura promove ‘Viagem Fantástica pelo Polytheama’
Deficientes visuais visitam exposição ‘Avessos’ na Pinacoteca

Pedro Bigardi: "celebração da história das pessoas"

Pedro Bigardi: “celebração da história das pessoas”

A titulação foi conquistada após aprovação do processo – originário da Câmara Municipal em forma de lei – pelo Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (Compac), ligado à secretaria de Cultura.

O secretário da pasta, Tércio Marinho, fez questão de agradecer pelo “legado cultural gigantesco que esse povo tão aguerrido trouxe para nossa sociedade, tornando-a mais plural e colorida”.

“É um reconhecimento por toda nossa história, nossa luta. Agora, como patrimônio imaterial, o Clube ganha força para buscar recursos junto às esferas Estadual e Federal. Essa noite vai entrar para história”, definiu o presidente da instituição, Edval Francisco Honório.

Vale lembrar que o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) também estuda o tombamento do local em nível estadual. Não à toa, a história do Clube 28 de Setembro chega aos 120 anos – os primeiros dias remetem ao ano de 1895, pouco depois da abolição da escravatura no país, quando os negros eram impedidos de frequentar clubes de brancos.

Descerramento da placa foi um dos pontos altos da noite

Descerramento da placa foi um dos pontos altos da noite

“É o clube social negro mais antigo do Estado e um dos três mais antigos do Brasil”, lembrou o diretor jurídico, Eginaldo Honório, que definiu o espaço como “a casa onde eu praticamente fui criado”.

Também participaram do ato o assessor de gabinete para assunto das coordenadorias, Vanderlei Victorino, e – representando a Câmara Municipal, o vereador José Galvão Braga Campos, o Tico.

Thiago Secco
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/27/clube-28-festeja-placa-historica-de-tombamento-imaterial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original