Passagem de ônibus pode ser paga com cartão bancário

Publicada em 03/03/2016 às 15:22

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Transportes, lançou, na manhã desta quinta-feira (3), o sistema de pagamento por cartão de débito e crédito em linhas do terminal Vila Rami. Jundiaí será a primeira cidade do Brasil a receber o sistema financeiro dentro do transporte público. O anuncio oficial foi durante o 63º Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

O novo sistema, que entra em funcionamento a partir da segunda-feira (7), oferece mais uma opção de pagamento aos passageiros e minimiza a circulação de dinheiro no transporte público, aumentando a segurança dos passageiros e motoristas. Inicialmente funcionará em dez ônibus e posteriormente será expandido para os outros 270 ônibus da cidade.

As cinco linhas são: 582 – Paiol Velho, 583 – Residencial Anchieta, 584 – Terra Nova, 585 – Colégio Técnico e 586 – Vila Maringá.

Pagamento de tarifa por cartão bancário nos ônibus começa segunda-feira (7)

Pagamento de tarifa por cartão bancário nos ônibus começa segunda-feira (7)

O sistema funciona como em um estabelecimento comercial, em que o passageiro insere o cartão na máquina, escolhe a opção crédito ou débito, digita a senha e, em seguida, a catraca é liberada.

De acordo com o secretário de Transportes, Wilson Folgozi, o objetivo é atingir 15% dos passageiros que ainda não possuem o cartão Bilhete Único e utilizam dinheiro. “São 120 mil passageiros por dia que utilizam o transporte público. Cerca de 18 mil ainda pagam em dinheiro. Para reduzir a circulação de dinheiro no ônibus, esse público pode utilizar o cartão bancário”, afirma.

O sistema será controlado pela empresa Prodata, que oferece a solução de bilhetagem, junto com as concessionárias de ônibus da cidade, Viação Leme, Três Irmãos e Viação Jundiaiense, sem custos para a Prefeitura de Jundiaí.

LEIA TAMBÉM
Pedro Bigardi prestigia 63º Fórum Paulista de Mobilidade
Ponte São João recebe melhorias no trânsito da rua Santa Maria

Os usuários que optarem pelo cartão bancário pagam a tarifa normal, de R$3,80. Já os cadastrados no Bilhete Único seguem pagando R$3. O Bilhete Único possibilita que, no intervalo de 1 hora e 30 minutos, o passageiro se desloque de um ônibus para outro, pagando uma única tarifa e sem a necessidade de passar pelos terminais.

Fórum
O 63º Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana prossegue na tarde desta quinta-feira (3) e na manhã da sexta-feira (4). Serão abordados temas como acidentes de trânsito, BRT, Década de Segurança Viária, Programa da Política Nacional de Trânsito, convivência entre pedestres e veículos e utilização dos recursos de multas.

O Fórum Paulista é promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), por meio do Fórum Paulista, em que participam secretários e dirigentes de transportes de vários municípios paulistas, com objetivo de apresentar as experiências positivas adotadas nas cidades. Jundiaí já sediou o Fórum em 2012.

Fórum conta com representantes das cidades do Estado de São Paulo

Fórum conta com representantes das cidades do Estado de São Paulo

Luiza Ronchi
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/03/passagem-de-onibus-pode-ser-paga-com-cartao-bancario/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original