Cultura realiza Encontro de Coletivos com Célio Turino
Publicada em 04/03/2016 às 18:26A Secretaria de Cultura promove no sábado (19), a partir das 15h30, o evento “Encontro de Coletivos Sobre Pontos de Cultura”, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos. O objetivo é debater ações de políticas públicas que visam ampliar o acesso aos mecanismos de cultura e o fomento das manifestações artísticas locais.
LEIA TAMBÉM
‘Sexta no Centro’ retorna à programação cultural de Jundiaí
Coreografia homenageia luta antimanicomial no Polytheama
Jundiaí participa de manifesto de gestores culturais em Brasília
Como principal debatedor, a tarde vai contar com a participação de Célio Turino, historiador, escritor, gestor de políticas públicas e idealizador dos “Pontos de Cultura”. Célio é reconhecido por seu engajamento em lutas históricas, como o movimento estudantil no final da ditadura e nas “Diretas Já” e como fundador do primeiro sindicato de servidores públicos no Brasil.
Entre 2004 e 2010, Turino atuou no Ministério da Cultura e na criação do “Programa Cultura Viva”, que possibilitou a implementação de mais de 2,5 mil “Pontos de Culturas” espalhados em mais de mil municípios brasileiros.
Para o secretário de Cultura, Tércio Marinho, o encontro vai aproximar os coletivos artísticos da ferramenta e conceito de produção cultural “Pontos de Cultura”. “Nosso desejo é que estas organizações independentes, muitas vezes instaladas em uma casa, transformem-se em Pontos de Cultura e sejam reconhecidas como espaços de manifestação cultural“, ressaltou o secretário.
“Pontos de Cultura” é o conceito em que a cultura não é vista como um produto e sim como um processo, criado junto aos grupos – coletivos – de cultura, em uma conversação de iguais com o poder público.
O funcionamento do processo de construção de um “Ponto de Cultura” se dá de maneira orgânica e regional. A partir de uma casa ou grande centro cultural, se desencadeiam novos pontos para disseminar ações culturais, como salões de igrejas, a escola mais próxima, garagens particulares e outros espaços que possam ser vivenciados pela comunidade no fomento à cultura.
O Sindicato dos Metalúrgicos fica na rua Quinze de Novembro, nº 240, Vila Arens. A entrada é aberta para toda a comunidade interessada no assunto.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original