Dia do Circo ganha comemoração com oficina gratuita de teatro

Publicada em 09/03/2016 às 18:39

Em comemoração ao Dia do Circo, celebrado no domingo (27), a Secretaria de Cultura promove uma oficina gratuita de “Commedia dell’Arte”, ministrada pelo grupo de artes “Centro de Pesquisa da Máscara”. O curso, de terça (22) a  sexta-feira (25), é destinado a atores amadores e profissionais que queiram se aprofundar na técnica.

O trabalho vai ser baseado na segmentação: articulação da coluna, composição das atitudes físicas, análise do movimento, elementos de acrobacia de solo, lutas cênicas, canto madrigal e estudo da dramaturgia e das máscaras típicas da Commedia dell’Arte.

LEIA TAMBÉM
Secretário de Cultura trata de parceria com fundação
Mostra Fotográfica 2015 ganha espaço no Solar do Barão
‘Caminhada Cultural’ tem próximo encontro no sábado (19)

Oficina vai ensinar técnicas da "Commedia dell’Arte" aos participantes

Oficina vai ensinar técnicas da “Commedia dell’Arte” aos participantes

A proposta vem de uma parceria entre as diretorias de Cultura e de Teatros, que inovam neste ano, ao fomentarem no âmbito teatral a capacitação daqueles que investem na área cultural da cidade. “Nós viemos com uma proposta diferenciada, que em vez de trazer espetáculos para comemorar a data, promove a oportunidade de aperfeiçoamento daqueles que fomentam a atividade teatral na cidade”, explica a diretora de Teatros, Heloísa Oliveira.

Após o curso, no sábado (26), os atores que fizerem parte da oficina vão se apresentar em uma interação com o público na Praça Governador Pedro de Toledo, no Centro, em frente ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão.

Os interessados devem ter mais de 18 anos. As inscrições devem ser feitas na Casa da Cultura presencialmente ou pelo telefone (11) 4521–1430. São oferecidas 25 vagas e as aulas serão no período noturno, das 18h às 22h, na Casa da Cultura.

Quem vai conduzir as aulas é Fernando Martins, fundador e diretor artístico do Centro de Pesquisa da Máscara e tem formação teatral no Teatro Nacional El Sucre (Quito – Equador). Sua pesquisa com máscaras teatrais tem início junto ao departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde se graduou com o projeto intitulado “O Sentido da Máscara: Estética da Representação e Realidade Recriada”.

O artista desenvolve continuamente pesquisas com máscaras teatrais no Brasil e no exterior, principalmente na Itália, onde estudou com os escultores de máscaras Donato Sartori e Paolo Trombetta do Centro Maschere e Strutture Gestuali (Itália).

Saiba mais sobre a proposta da oficina assistindo ao vídeo do Centro de Pesquisa da Máscara.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/09/dia-do-circo-ganha-comemoracao-com-oficina-gratuita-de-teatro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original