Guarda Municipal ganha reforço de efetivo com formatura de alunos

Publicada em 09/03/2016 às 15:02

A segurança é colocada como um dos segmentos prioritários da administração do prefeito Pedro Bigardi e os frequentes investimentos no setor comprovam a materialização do plano de metas voltado à segurança pública. Nesta quinta-feira (10), mais uma etapa vai ser cumprida com a solenidade de formatura do novo grupo de guardas municipais.

O evento está marcado para as 10h no pavilhão principal do Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva, e contará com a presença de autoridades políticas, militares e civis, além da banda da GM de Itapevi. Sessenta homens e mulheres participaram do curso de formação durante cinco meses, somando 800 horas/aula, entre teoria e prática.

“O grupo foi muito bem preparado e está pronto para contribuir no importante papel que lhe compete junto à sociedade”, diz o coordenador de Instrução e Formação, Dênis Berni. O responsável pelo treinamento informou que o grupo vai ser dividido em todas as divisões da guarda, de acordo com a aptidão e necessidade.

Curso de mais de cinco meses chega ao final e alunos passam a fazer parte do efetivo da GM

Curso de mais de cinco meses chega ao final e alunos passam a fazer parte do efetivo da GM

Além dos 60 integrantes de Jundiaí, participaram da preparação 28 alunos que vão fortalecer as corporações de Itupeva, Campo Limpo Paulista e Jarinu. Com a chegada dos novos guardas, o efetivo da GM de Jundiaí passará a ter 400 guardas.

Durante o curso, os alunos participaram de palestras de órgãos públicos, como Defensoria Pública, Conselho Municipal do Idoso, Conselho da Mulher, Conselho Tutelar, além de instruções e legislação ambiental com caminhada na Serra do Japi, defesa pessoal, armamento não letal com pistolas eletrochoque, treinamento de tiros com revólver calibres 38 e 12 e pistola 380.

Os alunos também participaram de ações de abordagem em veículos em viaturas e em motos, controle de distúrbios e ordem unida, além de aulas sobre legislação penal e direitos humanos.

O comandante da GM de Jundiaí, José Roberto Ferraz, explicou que os treinamentos fazem parte do Plano de Ensino e Grade Curricular de formação, capacitação e preparação de novos guardas, conforme competências e atribuições inerentes ao profissional de segurança municipal.

LEIA TAMBÉM
Serra do Japi: Guarda Municipal anuncia reforços na proteção
Guardas da Ronda Escolar fazem campanha de incentivo à leitura

“A corporação busca atender as diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci) e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), quanto à normatização e padronização de ações voltadas à Política de Segurança Pública Municipal”, explica.

A última cerimônia de formação de turma de novos guardas aconteceu em agosto de 2014, quando foram admitidos 55 guardas municipais em evento realizado no Parque da Uva.

Esta nova formatura faz parte do contexto do Plano de Segurança Municipal estabelecido pelo prefeito Pedro Bigardi, que em pouco mais de três anos aumentou o efetivo da Guarda Municipal de Jundiaí em 40%. “Outro ponto importante é que o crescimento da corporação permite que o trabalho integrado desenvolvido em parceria com as demais forças de segurança possa ser ampliado e aperfeiçoado”, ressalta o coordenador especial do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), José Carlos Pires.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/09/guarda-municipal-ganha-reforco-de-efetivo-com-formatura-de-alunos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original