Serra do Japi: Guarda Municipal anuncia reforços na proteção

Publicada em 08/03/2016 às 14:50

Um encontro de integrantes da Divisão Florestal, unidade da Guarda Municipal que atua no território de gestão da Serra do Japi, marcou, nesta terça-feira (8), a entrega dos novos uniformes do grupo e mais uma série de novidades no trabalho desenvolvido no aspecto da proteção ambiental. As medidas foram adotadas com prioridade, atendendo a um pedido do prefeito Pedro Bigardi.

Estávamos há 18 anos esperando esse equipamento. É importante aumentarmos a segurança dos guardas dentro da mata, porque, se na cidade é possível chamar reforços, dentro da Serra é difícil passarmos uma localização exata”, explica o subcomandante Paulo Vicente Soares, que participou do evento mesmo ainda convalescente de imprevistos de saúde.

MAIS SERRA DO JAPI
Guarda Municipal anuncia reforços na proteção
Fundação lança portal na internet e novas ações
Grupos do ‘Energiza Jundiaí’ celebram tombamento
Fundação Serra do Japi prepara novos circuitos de trilhas para visitantes

Guardas apresentam os uniformes que receberam para o trabalho de proteção à Serra do Japi

Guardas apresentam os uniformes que receberam para o trabalho de proteção à Serra do Japi

O pacote também é integrado por uma nova câmera de videomonitoramento no chamado posto de vigilância 1 (levando para dois os equipamentos de vigilância de incêndios) e testes de um aparelho extra capaz de detectar balão de tocha acesa a 500 metros de altura acima dele. Duas novas viaturas – um jipe Troller e uma caminhonete 4×4 equipada para o combate a incêndios – também reforçam o trabalho do grupo.

A conservação da Serra do Japi é uma das prioridades do governo, que apenas regularizou duas áreas previstas desde 2002. Mas, com o novo Plano Diretor essa proteção, vai se estender de um lado com mais cuidados, com o Ribeirão Caxambu, e de outro lado, com a Serra dos Cristais, na região do Castanho. A zona rural e de mananciais também fica mais definida, cuidando dessa forma do cinturão verde de Jundiaí que garante qualidade de vida e do meio ambiente”, citou o diretor Marcelo Pilon, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

Um convênio entre Guarda Municipal e Fundação Serra do Japi, de acordo com o comandante José Roberto Ferraz, é um outro passo em preparação para melhorar a capacidade de fiscalização do setor público. “Mas é preciso lembrar que a Serra, embora com grande mérito dos jundiaienses em sua preservação, não é de apenas uma cidade. Vamos reforçar a busca de cooperação nos próximos encontros do comitê intermunicipal”, afirmou lembrando que Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus também possuem partes da Serra do Japi.

A Guarda Municipal também deve reforçar novamente este ano as campanhas de conscientização de moradores da Serra e do entorno.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/08/serra-do-japi-guarda-municipal-anuncia-reforcos-na-protecao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original