Jundiaí avança no ‘Programa São Paulo Amigo do Idoso’

Publicada em 10/03/2016 às 17:11

Jundiaí dá mais um passo rumo à conquista do Selo Pleno do Programa São Paulo Amigo do Idoso, desenvolvido pelo Governo do Estado. Nesta quinta-feira (10), na sede do Fundo Social de Solidariedade (Funss), foi realizada a oficina “Ideia Gestor – Instrumento de Diagnóstico do Envelhecimento Ativo”, que compreende a segunda etapa do programa.

A atividade, coordenada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) com o apoio da Coordenadoria do Idoso e do Conselho Municipal do Idoso, prossegue nesta sexta-feira (11), no Funss, com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil. A oficina tem a proposta de traçar o diagnóstico dos serviços públicos direcionados aos idosos a partir de quatro eixos: proteção, educação, saúde e participação. O levantamento vai ser enviado para a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads).

LEIA TAMBÉM
Idosos celebram 8 anos de CRIJU com novidades
Coordenadorias orientam contratantes sobre deficiência
Educação abre, na quinta-feira (10), inscrição para creche
Coordenadora do Idoso participa de encontro na Igreja Metodista

Bigardi destacou importância do diagnóstico para avanço das políticas públicas para os idosos

Bigardi destacou importância do diagnóstico para avanço das políticas públicas para os idosos

Na abertura do evento, o prefeito Pedro Bigardi, acompanhado da a primeira-dama e presidente do Funss, Margarete Bigardi, ressaltou a importância deste diagnóstico para o avanço das políticas públicas. “Temos ações e políticas articuladas com o Conselho do Idoso e setores privados que precisam ser discutidas, e estas oficinas têm este caráter de avaliação para que estas políticas se tornem cada vez mais consistentes.”

Segundo o secretário da Semads, Rodrigo Mendes Pereira, esta avaliação possibilita verificar avanços nos direitos dos idosos alcançados na cidade. “Ainda temos o que avançar, mas também temos muitas conquistas, como a criação da Coordenadoria do Idoso, que faz a articulação com as políticas públicas da cidade, e outros avanços como o aumento no número de vagas em Centro-Dia e instituição de longa duração, o convênio com a Cidade Vicentina e a transferência do Centro-Dia para um lugar mais adequado, o Centro de Referência do Idoso (Criju) e interface com outras secretarias que também desenvolvem ações voltadas ao público idoso”, enumera.

Para titular da Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori, o encontro traz como expectativas “melhores ações e discussão de políticas intersetoriais que as secretarias desenvolvem para o idoso.”

Representando a sociedade civil, o presidente do Centro Educação e Lazer para Melhor Idade (Celmi), Eusébio Pereira Santos, destacou a importância das oficinas. “O diagnóstico é fundamental para a formulação de políticas públicas e melhoria de serviços prestados aos idosos.”

Sobre o programa
O programa São Paulo Amigo do Idosos reúne ações de inclusão social, desenvolvimento, atenção à saúde, educação e lazer. São 11 Secretarias de Estado envolvidas, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social. 637 municípios assinaram o Termo de Adesão ao programa, comprometendo-se a realizar as ações previstas.

Para incentivar os municípios a se associarem ao Estado no trabalho de promoção da qualidade de vida da terceira idade, foi criado o Selo Município Amigo do Idoso. Para terem direito a ele, os prefeitos devem cumprir quatro etapas que começam com a adesão ao Programa até chegar ao Selo Pleno. Na sequência, as cidades devem criar o Conselho Municipal do Idoso, cujo papel é fiscalizador.

As prefeituras também devem comprometer-se a traçar plano de metas, fazer o diagnóstico das políticas já existentes e incluir ações nos Planos Municipais de Saúde e Assistência Social, por exemplo.

Depois, os municípios têm de apresentar avaliação e diagnóstico dos benefícios implantados previstos no programa. Aqueles que se comprometerem com os critérios para a aquisição do Selo Pleno recebem recursos do Fundo Estadual do Idoso. O Programa São Paulo Amigo do Idoso também prevê o repasse de recursos para construção de dois importantes equipamentos da área de assistência social: Centro Novo Dia e Centro Conviver.

Viviane Rodrigues
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/10/jundiai-avanca-no-programa-sao-paulo-amigo-do-idoso/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original