Atendimento da Creche do Idoso é transferido para Cidade Vicentina

Publicada em 04/03/2016 às 18:43

Desde janeiro, o atendimento do Centro Público de Atendimento ao Idoso (Cepai) na modalidade Centro-Dia, conhecido como “Creche do Idoso”, está sendo feito na sede da Cidade Vicentina Frederico Ozanam, no Parque do Colégio. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), a transferência do serviço, que funcionava na Vila Hortolândia, teve como intuito garantir a segurança dos idosos e profissionais que atuam no local.

Em julho de 2014, a Semads firmou convênio com a Cidade Vicentina para administrar e prestar atendimento na modalidade Centro-Dia do Cepai, que conta com 30 vagas para idosos que necessitam de acompanhamento durante o dia. “Com a celebração do convênio, passamos a discutir a necessidade da transferência do local da prestação dos serviços para melhoria, de um local isolado e inseguro para um local mais protegido, bem localizado e com melhor infraestrutura de equipamentos e pessoal”, conta o secretário da Semads, Rodrigo Mendes Pereira.

LEIA TAMBÉM
Idosos do São Camilo prestigiam exposição no Solar
Bigardi dá posse aos membros do Conselho do Idoso
Mulheres do São Camilo participam de projeto de geração de renda

Idosos fazem alongamento na Cidade Vicentina

Idosos fazem alongamento na Cidade Vicentina

Em janeiro deste ano, a Semads e a Cidade Vicentina decidiram transferir os serviços do Cepai para dentro das instalações da Cidade Vicentina. “A mudança teve o aval dos idosos atendidos e de seus familiares”, frisa o secretário.

A coordenadora do Centro-Dia, a assistente social Lilian Lourencini, reforça que a mudança foi positiva para os idosos. “Eles estavam em um local de vulnerabilidade em relação à segurança, o que os expunham a uma situação de estresse. Levamos nossa preocupação à Semads, que concordou com a mudança do serviço para a sede da Cidade Vicentina, o que trouxe muitos benefícios, pois aqui tem toda a estrutura necessária para a realização das atividades, contam com um corpo de profissionais formados por médicos, nutricionista, psicólogo fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.”

O serviço Centro-Dia funciona das 8h às 17h e oferece atividades recreativas, atendimento médico, administração de medicamentos, refeições e banho para idosos com dependência moderada, cujas famílias não têm condições de cuidar durante o dia. A triagem é feita pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

Entre as várias atividades estão dança, pintura, alongamento e a horta, esta última não tinha no prédio da Vila Hortolândia. Outras vantagens da mudança é que, na Cidade Vicentina, os idosos contam com atendimento médico e fisioterapeuta. “As atividades são em conjunto com os idosos atendidos no serviço de longa permanência, permitindo um intercâmbio entre eles, o que é enriquecedor”, destaca Lilian.

A horta é uma das novidades do novo local

A horta é uma das novidades do novo local

Frequentadora do Centro-Dia há sete anos, dona Tercília Negrini, de 82 anos, diz que gostou muito de ir para a ‘nova casa’. “Achei melhor aqui, tem mais gente, mais atividades. Gosto muito de estar aqui, sou muito bem tratada, me sinto uma princesa.”

Atendido no serviço há cinco anos, o senhor Hércules Sebastião Malatesta, de 68 anos, também aprovou a mudança. “É melhor aqui, tem um pouco de tudo, estou gostando”, afirma. Em relação ao prédio da Vila Hortolândia, a Semads informa que está avaliando, em função dos interesses sociais e públicos, a destinação que será dada ao espaço.

Viviane Rodrigues
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/04/atendimento-da-creche-do-idoso-e-transferido-para-cidade-vicentina/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original