Prefeito participa da formatura de 80 novos GMs

Publicada em 10/03/2016 às 17:44

Emoção, dever cumprido, sonho realizado. Foi este clima que contagiou os 80 novos guardas municipais que reforçam as corporações de Jundiaí, Itupeva, Campo Limpo Paulista e Jarinu. Afinal, depois de quase seis meses de intenso treinamento, os até então alunos receberam o esperado certificado de conclusão. A cerimônia ocorreu na manhã desta quinta-feira (10), no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva.

Autoridades políticas de Jundiaí, Itupeva, Jarinu e Campo Limpo Paulista, lideranças militares, representantes de importantes entidades, familiares, amigos e companheiros de farda dos formandos superlotaram o pavilhão principal. Todos aplaudiram, festejaram, cumprimentaram e até choraram ao final do evento de quase duas horas e que teve animação musical da banda da Guarda Municipal de Itapevi.

CONFIRA AS FOTOS DA CERIMÔNIA

LEIA TAMBÉM
Servidoras são homenageadas no Dia da Mulher
Jundiaí avança no ‘Programa São Paulo Amigo do Idoso’
‘Caminhandança’ celebra Dia da Mulher no Parque da Uva
Prefeito Pedro Bigardi recebe empresários de olho em Jundiaí
Presença da família traz emoção à formatura dos novos guardas

Prefeito Pedro Bigardi em revista dos novos guardas durante a solenidade de formatura

Prefeito Pedro Bigardi em revista dos novos guardas durante a solenidade de formatura

O prefeito Pedro Bigardi ressaltou a importância da chegada de novos guardas para Jundiaí e lembrou que a segurança pública sempre foi uma das prioridades de sua administração. “É um dia muito importante para a cidade, por poder formar esses novos guardas, ampliar o efetivo e reforçar a segurança do município. Nosso governo sempre buscou valorizar a Guarda de Jundiaí, com investimentos em equipamentos, estrutura e mais homens”, destacou Bigardi.

O prefeito ainda lembrou que a Guarda sempre teve um papel histórico em Jundiaí e que hoje vai poder cumprir este papel com muito mais condições e eficiência. “Em poucos mais de três anos, formamos 128 novos guardas, número que representa 40% a mais no efetivo. Fico feliz em poder dar essa contribuição na área de segurança pública e para o bem-estar do cidadão“, enfatizou.

Pedro Bigardi desejou sorte aos novos guardas, parabenizou as famílias pelo encorajamento aos filhos e maridos e lembrou do significado de vestir a farda da GM. “Ser Guarda Municipal significa disciplina, valores éticos e responsabilidade. É cuidar com carinho de todos os cidadãos. Desejo-lhes muita sorte nesta árdua e importante profissão”, enalteceu o prefeito.

CONFIRA AS FOTOS DA CERIMÔNIA

Dos 80 novos guardas que receberam os certificados, nesta quinta-feira (10), 52 são de Jundiaí. O curso começou com 60 aprovados em concurso público, porém oito deles esperarão mais um pouco para receber seus diplomas por conta de fatores pessoais.

O curso de preparação promovido pela Guarda de Jundiaí ainda formou 16 oficiais de Itupeva, sete de Campo Limpo Paulista e cinco de Jarinu. A parceria firmada com outras corporações mostra que a integração coloca a Guarda Municipal de Jundiaí como referência do Estado.

No curso de 800 horas/aula, os recrutas participaram de palestras de representantes de órgãos públicos, como Defensoria Pública, Conselho Municipal do Idoso, Conselho da Mulher, Conselho Tutelar, além de instruções e legislação ambiental, com caminhada na Serra do Japi, defesa pessoal, armamento não letal com pistolas eletrochoque, treinamento de tiros com revólver calibres 38 e 12 e pistola 380.

Os alunos também participaram de ações de abordagem em veículos em viaturas e em motos, controle de distúrbios, e ordem unida, além de aulas sobre legislação penal e direitos humanos.

“Hoje é um dia histórico porque praticamente dobramos o nosso efetivo depois de um longo período em Jundiaí. Estes novos guardas representam uma forma de inovadora de visualizar a questão segurança pública municipal dentro da competência que cabe à instituição. Hoje, as guardas são ferramentas importantes na prevenção da violência e criminalidade. Seu papel é essencial por atuar supletivamente à foças de segurança”, comentou o comandante da GM, José Carlos Ferraz. A Guarda Municipal de Jundiaí passa a contar com 400 homens e mulheres.

O coordenador especial do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), José Carlos Pires, destaca que o investimento feito na corporação de Jundiaí vai permitir que a segurança na cidade seja reforçada. “Estamos com novo sistema de comunicação, novos guardas e em breve vamos ter mais viaturas para que o trabalho integrado proposto no Plano de Segurança Pública possa ser aperfeiçoado e ampliado”, disse.

A solenidade de formatura dos novos GMs contou ainda com a participação da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funns), Margarete Geraldo Bigardi; dos secretários: de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes; de Educação, José Roberto Polli; de Negócios Jurídicos, Edson Aparecido da Rocha; de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti; de Relações Institucionais, Liráucio Tarini Junior; de Gestão de Pessoas, Mary Fornari; de Transportes, Wilson Folgozi; de Saúde, Luís Carlos Casarin; de Obras, José Roberto Aprillanti Júnior, de Agricultura Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholli; do presidente do Iprejun, Eudis Urbano dos Santos; do coordenador do Procon de Jundiaí, Adilton Garcia; da titular da Coordenadoria da Juventude, Narrinam Camargo; da titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Marilza Campos; do diretor-presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Gilberto de Novaes; do presidente da Câmara Municipal, Marcelo Gastaldo e dos vereadores Gérson Sartori; Eliezer Barbosa da Silva, Paulo Sérgio Martins e Márcio Petencostes de Sousa.

Formandos fazem uma grabde festa depois de quase seis meses de treinamento intenso

Formandos fazem uma grande festa depois de quase seis meses de treinamento intenso

Ivan Lopes
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/10/prefeito-participa-da-formatura-de-80-novos-guardas-municipais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original