Pagamento em ônibus em Jundiaí é referência para Campinas
Publicada em 14/03/2016 às 17:47A Secretaria de Transportes recebeu uma comitiva da Associação das Empresas de Transporte Urbano de Campinas (Transurc), na última sexta-feira (11). O encontro teve como objetivo apresentar o sistema de pagamento com cartão bancário (débito e crédito) no transporte público em Jundiaí.
De acordo com o diretor de comunicação da Transurc, Paulo Bardall, a frota de ônibus e a estrutura do transporte de Campinas e Jundiaí são diferentes.
LEIA TAMBÉM
Transportes ajusta linhas para atender Jardim São Camilo
“O saldo da troca de experiências entre as cidades é positivo. Vamos estudar possível instalação”, disse o diretor de comunicação da Transurc, Paulo Bardall.
O sistema deve minimizar a dupla função dos motoristas, que também atuam como cobradores. O secretário de Transportes de Campinas e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, afirmou que os detalhes vão ser decididos em uma próxima reunião. “Vai ser discutida a transmissão dos dados, o tempo que pode demorar o pagamento para pessoas idosas ou deficientes e principalmente, como digitar sua senha bancária sem que seja exposta para todos na fila.”
Em Jundiaí
Em funcionamento desde o início de março em dez ônibus, o sistema vai ser expandido, posteriormente, para os outros 270 ônibus da cidade.
As cinco linhas são: 582 – Paiol Velho, 583 – Residencial Anchieta, 584 – Terra Nova, 585 – Colégio Técnico e 586 – Vila Maringá.
O sistema funciona como em um estabelecimento comercial, em que o passageiro insere o cartão na máquina, escolhe a opção crédito ou débito, digita a senha e, em seguida, a catraca é liberada.
De acordo com o secretário de Transportes, Wilson Folgozi, o objetivo é atingir 15% dos passageiros que ainda não possuem o cartão do Bilhete Único e utilizam dinheiro. “São 120 mil passageiros por dia que utilizam o transporte público. Cerca de 18 mil ainda pagam em dinheiro. Para reduzir a circulação de dinheiro no ônibus, esse público pode utilizar o cartão bancário.”
Os usuários que optarem pelo cartão bancário pagam a tarifa normal, de R$3,80. Já os cadastrados no Bilhete Único seguem pagando R$3. O Bilhete Único possibilita que, no intervalo de 1 hora e 30 minutos, o passageiro se desloque de um ônibus para outro, pagando uma única tarifa e sem a necessidade de passar pelos terminais.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
10/02/2023
Estudantes matriculados em 2023 podem se cadastrar para obter Bilhete Único
-
01/08/2022
Diretão chega para agilizar a vida dos usuários de transporte público
-
26/07/2022
Jundiaí sedia Fórum Paulista de Mobilidade Urbana
-
15/07/2022
Prefeitura e PM assinam convênio para aumentar a segurança no trânsito
Baixe as fotos desta notícia na resolução original