Guarda Municipal reforça trabalho da Ronda Escolar

Publicada em 16/03/2016 às 17:31

A Guarda Municipal intensificou a fiscalização e reforçou o efetivo no trabalho das rondas no entorno das escolas das redes municipal, estadual e particular. Com a formatura dos novos guardas municipais na semana passada, a Divisão Ronda Escolar recebeu 14 novos guardas.

“Hoje a corporação está com um efetivo maior e dispõe de um sistema de mapeamento de ocorrências que envolvem cada um dos estabelecimentos de ensino no município”, explica o comandante da GM, José Roberto Ferraz.

LEIA TAMBÉM
Prefeito faz prestação de contas no Bonfiglioli
Primeira-dama visita canil da Guarda Municipal
Prefeito participa da formatura de 80 novos GMs
Prefeitura age rápido contra prejuízos causados pela chuva

GM presente nas escolas de Jundiaí

GM presente nas escolas de Jundiaí

A objetivo, de acordo com Ferraz, é potencializar o atendimento de eventuais ocorrências em instituições de ensino de Jundiaí e aumentar o trabalho em caráter suplementar desenvolvido junto à Ronda Escolar da Polícia Militar.

Além da Ronda Escolar, a Guarda Municipal dispõe para suas ações equipes do patrulhamento comunitário, com motos e viaturas, que passaram a ser deslocadas na fiscalização das escolas, com o objetivo de garantir mais segurança aos alunos, pais e professores, principalmente nos horários de entrada e saída, horários da maioria dos índices de ocorrências, segundo registros.

E tem mais: atualmente, dentro da política de segurança escolar, até os guardas da Divisão Florestal auxiliam a Divisão da Ronda Escolar na fiscalização de escolas existentes na área do entorno da Serra do Japi, complementando o trabalho. O Canil da GM também auxilia na fiscalização externa das escolas coma realização de rondas com emprego de cão de faro, o que tem permitido obter significativos resultados na apreensão de drogas e prisão de traficantes.

Em Jundiaí há 110 escolas municipais, entre creches e Emebs; 37 escolas estaduais, além da Rede do Sesi, Senai, Senac, escolas particulares, técnicas e de ensino superior, representando mais de 70 mil alunos, segundo a delegacia de ensino.

O setor de estatísticas da GM mostra que em fevereiro deste ano foram realizadas cerca de 450 rondas em escolas municipais contra 326 de fevereiro do ano passado. Já nas estaduais, de competência da Polícia Militar, foram feitas em fevereiro 270 rondas contra 169 em 2015.

Os números são provas de que a Ronda Escolar da Guarda Municipal está cada vez mais presente nas escolas. Para solicitar os serviços da Guarda, basta ligar no telefone de emergência 153.

Luciano Guerino
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/16/guarda-municipal-reforca-trabalho-da-ronda-escolar/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original