Guarda Municipal recebe a visita de representantes do Prodesp

Publicada em 17/03/2016 às 18:18

Representantes da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), responsável pela tecnologia de informação do Governo de São Paulo, acompanhados pelo delegado Seccional de Polícia de Jundiaí, Luiz Carlos Branco, conheceram, na manhã desta quinta-feira (17), o Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal de Jundiaí.

O comandante da GM, José Roberto Ferraz, apresentou a todos os setores da corporação aos visitantes. O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, também participou do encontro.

LEIA TAMBÉM
Primeira-dama visita canil da Guarda Municipal
Guarda Municipal reforça trabalho da Ronda Escolar
Prefeitura age rápido contra prejuízos causados pela chuva

Detecta vai aprimorar o trabalho de fiscalização de veículos

Detecta vai aprimorar o trabalho de fiscalização de veículos

O objetivo da visita, segundo Ferraz, foi compartilhar a tecnologia de alarmes que está sendo implementada pela Secretaria de Segurança Pública, por meio do Programa Detecta, com o sistema OCR, que faz a leitura de caracteres de placas de veículos, tecnologia pertencente à Guarda Municipal. “A ideia é aprimorar os resultados na identificação de veículos furtados ou roubados, entre outras medidas de segurança pública”, comenta Ferraz.

O comandante da GM explica que o compartilhamento de sinais de alarmes vai propiciar a integração de oito câmeras inteligentes do sistema detecta, instaladas na região de Jundiaí, com 96 atuais câmeras OCRs da Guarda Municipal.

“A integração vai permitir a identificação de qualquer tipo veículo furtado ou roubado, a partir do seu monitoramento pelas principais rodovias que ligam Jundiaí, como o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, a Hermenegildo Tonolli, a Rodovia Tancredo Neves, entre outras”, comenda Ferraz.

O sistema OCR da Guarda Municipal monitora e cadastra diariamente no seu banco de dados cerca de 600 a 700 mil placas de veículos, que ficam armazenadas por até dois anos, permitindo pesquisas e identificação de veículos e autores de crimes, na mancha de monitoramento, além da troca de dados com outras 13 Guardas da região.

Em 2014 foram recuperados pelo sistema de monitoramento 304 veículos, contra 358 em 2015. Foram cadastrados em 2014 no sistema 12.227 veículos e em 2015 foram inseridos no sistema 21.969 veículos, abrangendo as 13 cidades interligadas pelo Sistema de Segurança Sentry. Toda essa tecnologia contribuiu para a realização de 200 prisões em flagrante delito em 2014, contra 273 prisões em 2015.

Luciano Guerino
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/17/guarda-municipal-recebe-a-visita-de-representantes-do-prodesp/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original