Varejão Noturno vendeu mais de 157 toneladas de frutas

Publicada em 17/03/2016 às 18:10

O novo sistema de registro de estimativas de vendas (romaneio) da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo surpreendeu no primeiro balanço relativo ao ano de 2015 com um saldo de 157.754,7 quilos de frutas vendidas. Também se destacaram as verduras, com 109.648,5 quilogramas, e os legumes, com 94.638,2 quilogramas. Também a parte gastronômica apresenta números atrativos como os 224.373 pasteis com vendas estimadas no ano passado.

“É um volume que aparece na contramão do momento e que mostra o acerto da ampliação de um para quatro varejões noturnos, o último deles no final do ano. Mais importante do que os números é entender que são moradores da própria cidade e que esses recursos financeiros vão girar na economia local tanto nas compras de produtos como no consumo dessas famílias”, avalia o secretário Marcos Brunholi.

LEIA TAMBÉM
Agricultores reforçam ‘instrumentos rurais’ em Jundiaí
Prefeito recebe convite para 29ª Festa Italiana de Jundiaí
Pesca Econômica é alternativa de alimentação saudável em Março
Agricultores recebem apoio gratuito com Cadastro Ambiental Rural

Números mostram importância do modelo

Números mostram importância do modelo

Atualmente Jundiaí conta com quatro varejões (Agapeama, Vila Arens, Anhangabaú e Eloy Chaves). A meta da pasta é ampliar o trabalho de romaneio, quando for possível, para todo o sistema municipal de abastecimento da Prefeitura que abrange também 17 varejões diurnos, 14 feiras livres, duas feiras de orgânicos e mais 6 pontos de Circuito das Frutas nos terminais e mais 19 pontos de produtor na praça, além dos pontos do programa Pesca Econômica.

O prefeito Pedro Bigardi e o secretário Marcos Brunholi ampliaram sistema

O prefeito Pedro Bigardi e o secretário Marcos Brunholi ampliaram sistema

Flutuação
Além de dar uma dimensão mais forte para a importância dos programas de abastecimento, nesse caso com foco no Varejão Noturno, o trabalho também mostra a variação mensal do consumo.

As frutas, por exemplo, tiveram seu pico em outubro (20.702,5 kg). As verduras alcançaram o pico de consumo em junho (14.584 kg). Já os legumes atingiram o pico em setembro (15.026,4 kg).

Para Brunholi a equipe técnica do setor, mesmo em número limitado, está sempre buscando meios de melhorar a assistência técnica aos permissionários de bancas em sua qualidade. Além disso, os próprios feirantes e produtores também estão sempre se atualizando.

“Não apenas pelo trabalho pessoal e familiar, mas também pelo aspecto de benefícios indiretos para a economia local, é preciso valorizar cada vez mais esses profissionais”, afirma.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/17/varejao-noturno-movimenta-mais-de-157-toneladas-de-frutas-em-2015/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original