Fumas leva atividade gratuita à Unidade Básica de Saúde da Vila Ana

Publicada em 18/03/2016 às 17:11

A sexta-feira (18) foi dia de cuidar da saúde e também da beleza na Unidade Básica de Saúde da Vila Ana. As ex-alunas do curso de manicure da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) foram ao espaço e fizeram, gratuitamente, as unhas das participantes de um grupo para diabéticos da região.

“Esse tipo de ação faz toda a diferença para quem é paciente. Achei a ideia maravilhosa”, comentou Maria de Fátima Tenório Oliveira. Assim como ela, Conceição Bottazoli destacou a importância da atividade. “Sempre venho ao posto e achei a ideia muito bacana. Fui pega de surpresa e resolvi aproveitar”, disse.

LEIA TAMBÉM
Projeto de Urbanização do São Camilo é apresentado ao Conseg
Conselho de Segurança Alimentar abre inscrições para sociedade civil

Conceição aproveitou a oportunidade para fazer as unhas

Conceição aproveitou a oportunidade para fazer as unhas

De acordo com a enfermeira da UBS, Dandara Jussara Franco de Camargo, a atividade é uma extensão de um evento realizado no local neste mês por conta do Dia da Mulher. Ela conta que uma vez ao mês o grupo de diabéticos é atendido na UBS com debates sobre diversos temas. E, semanalmente, pacientes com hipertensão e diabetes também passam pela unidade. “A proposta de trazer uma atividade diferente é uma forma de descontração. Um momento para focar em outro assunto que não seja a doença”, comentou.

Atividade foi gratuita para pacientes da UBS

Atividade foi gratuita para pacientes da UBS

Segundo a assistente social da Fumas, Sandra Maria Aoki, sempre que possível a Fundação realiza trabalhos em parceria com outras pastas. “Temos como meta o trabalho em rede social. É uma parceria importante”, disse. De acordo com ela, as alunas voluntárias no evento se formaram em cursos realizados no Jardim São Camilo, com apoio do Governo Federal; e na Vila Ana, com apoio da Associação do Voluntário Amigo (AMA).

A professora das alunas do curso de manicure, Maria Alves da Silva Sá, conta que eventos desse tipo servem para que haja um acompanhamento pós-curso. “A maioria já trabalha na área. A ideia é avaliar como está o trabalho de cada uma”, comentou ela, destacando que no caso das pacientes com diabetes, não é feito o serviço de tirar as cutículas.

Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/18/fumas-leva-atividade-gratuita-a-ubs-vila-ana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original