Romaria Diocesana recebe registro de Patrimônio Imaterial

Publicada em 30/03/2016 às 15:43

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, entregou a placa em homenagem ao registro que reconhece a Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí como Patrimônio Imaterial da cidade, na noite dessa terça-feira (29), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos. Junto à ação, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) também entregou o certificado de reconhecimento.

LEIA TAMBÉM
Sexta no Centro volta para agenda cultural em abril
‘Camerata AMA’ leva concerto beneficente ao Polytheama
Sinfônica do Estado abre Concertos Astra-Finamax no Poly
‘Vitrine da Dança’ abre inscrições para seleção de espetáculos

Secretário de Cultura entregou placa ao diretor da Romaria Diocesana, Geraldo Vendrame

Secretário de Cultura entregou placa ao diretor da Romaria Diocesana, Geraldo Vendrame

O Compac aprovou o registro em reunião extraordinária de 19 de janeiro de 2016, ao reconhecer a romaria como uma manifestação de fé religiosa organizada de forma autônoma com apelo emocional, marcada pelo encontro de gerações e resgate de uma determinada cultura caipira, que traz para a cidade fiéis para expressarem sua fé católica.

Os romeiros de Jundiaí fazem sua peregrinação desde 1914, quando alguns homens foram para Bom Jesus de Pirapora pedir paz ao mundo durante a Primeira Guerra Mundial. “Estamos satisfeitos com o trabalho feito na política de valorização do patrimônio cultural no Governo Pedro Bigardi e reconhecer a Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí, dando-lhe salvaguarda, é valorizar a cultura popular”, destaca o secretário de Cultura.

Como representante da Romaria, o diretor Geraldo Vendrame agradeceu a Prefeitura pelo reconhecimento. “São milhares de famílias que professam a sua fé anualmente por meio da cultura caipira e esse registro valoriza uma tradição que une pessoas por meio da crença de um mundo melhor pedindo e agradecendo ao Bom Jesus”, disse.

Durante o evento, os presentes assistiram a trechos do documentário “Romaria: centenário de fé”, lançado em 2014 em decorrência do centenário da romaria, com o apoio da Secretaria de Cultura.

Representantes da Romaria Diocesana receberam homenagem da Secretaria de Cultura

Representantes da Romaria Diocesana receberam homenagem da Secretaria de Cultura

Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/30/romaria-diocesana-recebe-registro-de-patrimonio-imaterial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original