Foco nos bairros é diferencial do Programa de Metas

Publicada em 06/04/2016 às 16:22

Os moradores dos bairros Cidade Nova e Jardim Tamoio receberam, na noite de terça-feira (5), na Emeb Judith Almeida Curado Arruda, o prefeito Pedro Bigardi para a 19ª Prestação de Contas do Programa de Metas 2013-2016.

LEIA MAIS
Prefeito leva Prestação de Contas à Vila Progresso
Prefeito faz ‘Prestação de Contas’ ao setor privado
Vila Nambi recebe prestação de contas na zona leste

 Reunião contou com participação dos moradores dos bairros Cidade Nova e Jardim Tamoio


Reunião contou com participação dos moradores dos bairros Cidade Nova e Jardim Tamoio

Na oportunidade, Bigardi pontuou os principais investimentos na cidade com destaque para as ações na região. Na área da saúde, apontou a reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Colônia e da Vila Rui Barbosa; na educação, a ampliação da Emeb Janete Ferreira Prado e entrega de mais de mil kits de uniforme escolar e 1,1 mil kits de material escolar gratuitos.

Na parte de infraestrutura, a região recebeu melhorias, como o recapeamento da avenida dos Imigrantes e ruas Arthur Bernardes e Irmã Francisca, pavimentação do Núcleo Balsan e remodelação viária da rua Ângelo Corradini.

O prefeito também destacou obras em andamento que vão atender toda a Região Leste, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Ponte São João, um mini-hospital de 2,9 mil metros quadrados que vai funcionar 24 horas por dia. Outro investimento importante, já aprovado, é o primeiro trecho do BRT (Transporte Rápido por Ônibus), que vai ligar os terminais Colônia (que será reformado) e Vila Arens. Em relação à segurança, disse que está prevista a implantação de uma base descentralizada da Guarda Municipal no Terminal Colônia.

Bigardi disse que o diferencial deste Programa de Metas é o foco nos bairros. “Invertemos a lógica. De 2013 para cá estamos fazendo investimentos nos bairros, reformamos e ampliamos mais de 15 UBSs, revitalizamos mais de 40 praças, construímos cinco parques, reformamos e construímos novas escolas, vários bairros receberam asfalto e recapeamento. Jundiaí é uma cidade boa, mas hoje está melhor ainda, pois estamos atendendo as pessoas que mais precisam. Foi uma mudança muito legal.”

Morador do bairro Cidade Nova há mais de 20 anos, o professor aposentado José Diniz, de 61 anos, aprovou a ida do prefeito ao bairro. “Muitas pessoas só conhecem o prefeito pelo jornal e pela TV. Vindo até aqui temos uma integração. Essa aproximação facilita o trabalho nos bairros.”

A diarista Cristina Matos, de 43 anos, moradora do Cidade Nova há 21, disse que foi a primeira vez que participou de uma reunião com o prefeito no bairro. “Achei muito interessante essa prestação de contas, pois é fácil julgar sem saber na prática o que está sendo feito. Agora tenho outra visão”, afirmou.

Prefeito Pedro Bigardi pontuou principais investimentos feitos na região

Prefeito Pedro Bigardi pontuou principais investimentos feitos na região


Reuniões

O Programa de Metas foi instituído pela emenda à Lei Orgânica do município de 17 de julho de 2012 e prevê as principais ações a serem desenvolvidas pela administração municipal e a prestação de contas pelo Executivo. Até o momento, das ações previstas no Programa de Metas já foram concluídas 52%, estão em andamento 40% e 8% estão em fase inicial.

Desde o dia 16 de fevereiro, a reunião de prestação de contas já passou pelas regiões do Eloy Chaves, Tulipas, Jundiaí Mirim, Almerinda Chaves, Cecap, Vila Marlene, Retiro, Centro, Hortolândia, Ponte São João, Maringá, Vila Rami, Medeiros, Ivoturucaia, Jardim do Lago, Vila Arens e Vila Nambi. A apresentação também foi feita aos empresários do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Jundiaí.

Na reta final, as próximas reuniões serão nesta quarta-feira (6), com lideranças religiosas, e na quinta (7), com sindicatos, às 15h30, no Paço Municipal.

Viviane Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/06/foco-nos-bairros-e-diferencial-do-programa-de-metas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original