Participação popular marca Dia da Cidadania no Tamoio

Publicada em 16/04/2016 às 13:40

A Escola Municipal Professora Judith Almeida Curado Arruda, no bairro Cidade Nova 1, abriu as portas, neste sábado (16), para a segunda edição do ‘Dia da Cidadania – a Rede na Comunidade”, que reuniu em um único espaço serviços gratuitos de saúde e estética, orientações, atividades esportivas e culturais.

A ação, organizada pela Rede Intersetorial do Jardim Tamoio, com apoio da Prefeitura, contou com a adesão de vários órgãos municipais, estaduais e federais, além de entidades sociais, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Tamoio, Unidade Básica de Saúde (UBS) Tamoio, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Dae, Procon, Defensoria Pública, INSS, Senac, Sebrae, Pastoral da Criança, Cáritas Diocesana, Centro Scalabriniano de Promoção do Migrante (Cesprom) e Centro Universitário Padre Anchieta (Unianchieta).

LEIA TAMBÉM
Venda de apartamentos populares é proibida
Fumas apresenta ações e projetos a servidores
Prefeito inaugura quadra coberta na Vila Helena
Confira as vagas do PAT Jundiaí da semana desta segunda-feira (18)

Aferição de pressão e testes de glicemia estavam entre os serviços mais procurados

Aferição de pressão e testes de glicemia estavam entre os serviços mais procurados

“O Dia da Cidadania tem como objetivo propiciar que a comunidade seja atendida em suas necessidades dentro do seu território. Para isso, contamos com a parceria da prefeitura e dos órgãos estaduais e federais para a realização do evento”, disse a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Tamoio, Alda Renata Orsi Machado.

Festival esportivo Transforma levou atividades para crianças e jovens

Festival esportivo Transforma levou atividades para crianças e jovens

Entre os serviços mais procurados estavam corte de cabelo, exames de saúde (aferição de pressão arterial e teste de glicemia), estética (higienização do rosto), massagem, orientação nutricional, pesagem de crianças e mulheres cadastrados no Bolsa Família, orientações de benefícios previdenciários, jurídicos e direitos do consumidor e cadastro de famílias para habitação social. Atividades culturais e o festival esportivo do Projeto Transforma animaram jovens e crianças.

A iniciativa foi aprovada pela comunidade. A dona de casa Emily Cristina Sena dos Santos, de 18 anos, foi com o marido e a filha aproveitar os serviços oferecidos gratuitamente. “Fiz exames de pressão e diabetes, massagem e tirei algumas dúvidas no Cras. Este evento é muito bom, ajuda muito os moradores”, afirmou.

A auxiliar operacional Simone da Silva Santos Delanhese, de 43 anos, também fez exames e buscou orientações no Procon. “Achei excelente a ideia de reunir vários serviços no mesmo lugar, para a comunidade facilita bastante.”

A iniciativa foi aprovada pela comunidade

A iniciativa foi aprovada pela comunidade

Rede
Constituída em maio de 2011, a Rede Intersetorial do Jardim Tamoio é um espaço não institucional de reflexão, debate e encaminhamentos, composta por representantes das organizações públicas, da sociedade civil organizada e de lideranças da comunidade do Jardim Tamoio e imediações, e tem por finalidade integrar e articular as políticas públicas locais e os diversos serviços e as ações comunitárias, em busca de melhorias para a região e de bem- estar para a comunidade.

Viviane Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/16/participacao-popular-marca-dia-da-cidadania-no-tamoio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original