Investimentos em infraestrutura melhoram mobilidade urbana em Jundiaí
Publicada em 20/04/2016 às 18:42No lançamento do início das obras do Complexo Jundiaí, mais conhecidas como Alças de Acesso da Rodovia Anhanguera, nesta quarta-feira (20), o prefeito Pedro Bigardi destacou a importância do investimento, que, somado às obras de mobilidade urbana executadas pela prefeitura, vai mudar o sistema viário da região. Com previsão de conclusão de dois anos, o Complexo Jundiaí compreende três viadutos e marginais e, assim que estiver pronto, vai beneficiar pelo menos 420 mil pessoas por dia. “É a maior conquista dos últimos 35 anos na área de mobilidade urbana”, pontua o prefeito.
Na oportunidade, Bigardi destacou o conjunto de ações executado pela prefeitura nos últimos três anos, que inclui construção de pontes, mais de 1,5 milhão de metros quadrados de asfalto, conclusão do túnel da Ponte São João, prolongamento da avenida Samuel Martins e as obras do BRT (trânsito rápido por ônibus), já aprovadas. “O BRT, que prevê mais três viadutos, o fechamento do anel viário da avenida Samuel Martins, o túnel na Região Leste, as pontes do Vetor Oeste e agora as Alças da Via Anhanguera são importantes investimentos que vão recuperar a mobilidade urbana de Jundiaí”, ressalta.
Os investimentos se espalham por toda a cidade. No Vetor Oeste, a prefeitura construiu duas pontes, uma delas, ligando as regiões dos bairros Fazenda Grande e Tulipas, já entregue. A outra, substituirá uma antiga ponte de madeira na avenida Wady Badra. As pontes têm 20 metros de largura por 40 de comprimento e contam com ciclovia nos dois lados e faixa de pedestre.
Na região Leste, a prefeitura entregou O Complexo Viário Léta e Oswaldo Bárbaro, na Ponte São João, que faz ligação do bairro ao Centro pela avenida União dos Ferroviários. “Essa obra oferece mais uma importante opção para os moradores da Ponte São João, Colônia, Caxambu e os demais bairros da região”, assinala Bigardi.
A nova ligação possibilitou melhor distribuição do fluxo de veículos no eixo da avenida São João, viaduto São João e avenida Torres Neves, além de aumento da capacidade viária das avenidas São João e Dr. Torres Neves, no Centro.
Na Região Sul, está em andamento o prolongamento da avenida Samuel Martins e sua interligação com a avenida 14 de Dezembro, no trecho próximo à rodovia Tancredo Neves. As intervenções compreendem ainda duas pontes, que vão facilitar o acesso à rodovia Anhanguera e aos bairros, como Jardim do Lago, Agapeama, Santa Gertrudes, Vila Progresso, entre outros, criando um anel viário na Região Sul. “É uma obra prevista desde o Plano Diretor de 1969, que vai resolver o problema de trânsito na Região Sul”, salienta o prefeito.
Com investimento total de R$ 3,5 milhões, o prolongamento da Samuel Martins compreende via de 350 metros de extensão, com 35 metros de largura e canteiro central de 8 metros, totalizando 8,4 mil m² de pavimentação asfáltica. Parte da obra é contrapartida do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) da empresa Havan, que está instalando uma loja na avenida 14 de Dezembro. A empresa é responsável pela terraplanagem e drenagem da via, já em andamento. A prefeitura fará a pavimentação asfáltica.
No pacote de mobilidade urbana também está a recuperação de boa parte da malha viária. Somente nos últimos três anos foram feitos mais de 1,5 milhão de m² de asfalto, com destaque para pavimentação da avenida Daniel Pellizari; trecho de dois quilômetros da rua 8, no Jardim Novo Horizonte; avenida Caetano Gornatti, no Engordadouro; rua Cacilda Becker até a avenida Antônio Pincinato; e recapeamento dos principais artérias e corredores de ônibus como avenida 14 de Dezembro, rodovia Vereador Geraldo Dias, avenida dos Imigrantes Italianos, Estrada da Uva, rua Pedro Clarismundo Fornari, entre outras.
Viviane Rodrigues
Fotos: Arquivo PMJ
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