Prefeitura e TVE surpreendem com filme exclusivo sobre envelhecimento
Publicada em 27/04/2016 às 14:53O cotidiano, a desinformação ou até mesmo a hipocrisia sobre os moradores mais idosos da comunidade estão sob o foco bem-humorado do filme #somostodoscuidadores, produção exclusiva da Prefeitura, que reúne bons artistas locais para mostrar a responsabilidade e os meios para uma qualidade de vida digna para os veteranos. O lançamento vai ser no dia 4 de maio, às 15h, no auditório da Biblioteca Municipal, no Complexo Argos.
O curta-metragem, surgido a partir das observações de anos de trabalho registrados pela médica Maria Elizabeth Thomazini, foi transformada em roteiro de teatro educativo pelo ator e professor Ulisses Vertuan e posteriormente adaptado para o formato de filme, com a direção de Marcos Freitas.
LEIA TAMBÉM
Conselho da Juventude inicia campanha ‘Se liga 16’
Jundiaí e São Paulo fazem intercâmbio sobre idosos
É praticamente impossível ao público não se identificar com adultos com síndrome de negação, sem perceber as novas necessidades de seus pais ou a necessidade de compartilhar tarefas entre os demais familiares. Mas raramente isso foi mostrado com tanta leveza.
Produzido pela TVE Jundiaí em parceria com a Coordenadoria do Idoso, o ponto forte do filme está na criatividade de figurinos, cenografia, trilha sonora e performance dos atores. Em apenas 15 minutos de duração, o resultado rende uma visão essencial no fenômeno atual do envelhecimento ativo da população.
Além do próprio Ulisses Vertuan, o elenco conta com atores como Joelma Marcolino, Marici Nicioli, Jimmy Roselli, Mariana Benatti e Ricardo Santos Duran e ainda tem a participação pontual de alunos do curso de teatro do Centro de Convivência do Idoso (Criju).
A iniciativa de transformar a peça em filme partiu de Cláudia Sartori e Sônia Menin, da Coordenadoria do Idoso, e de Thiago Godinho, da TVE, com a cooperação de Jean Camoleze, da Secretaria de Cultura.
O trabalho do diretor Marcos Freitas teve ainda a direção de imagens de George Toth, os operadores de câmera Carlos Souza, Juliano Justino, Paulo Pires e Rudineis Oliveira e o operador de áudio Vítor Ramos. Na iluminação atuou Mário Rissoli e a assistente de direção foi Caroline Godoy. A edição e finalização foi de Aislan Ferretti.
Um resultado especial está nas informações apresentadas nas entrelinhas, nos cenários e nos diálogos de “#somostodoscuidadores”, formando um microcosmo da realidade do envelhecimento da própria população brasileira e também da nova atitude que é necessária por parte de cada pessoa.
José Arnaldo de Oliveira
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original