Agricultores fazem visita técnica ao Agrishow

Publicada em 28/04/2016 às 15:50
O grupo durante a visita técnica

O grupo durante a visita técnica

Um grupo de agricultores de Jundiaí e região esteve na quarta-feira (27) na 23ª Agrishow, em Ribeirão Preto, em iniciativa da Prefeitura de Jundiaí e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa visa manter a atualização do setor com os avanços do segmento e envolve também outra visita técnica na Hortitec, em junho, em Holambra. “Essa parceria com o Sebrae tem sido importante nos últimos anos para estimular esses eventos técnicos”, explica a secretária, Valéria Silveira de Oliveira.

Com mais de 800 expositores em 440 mil metros quadrados, a Agrishow é a maior feira do gênero na América Latina e exige dos visitantes um roteiro prévio para explorar os temas de maior interesse.

LEIA TAMBÉM
Prefeito participa do último dia da Festa da Varginha
Shows gratuitos inauguram reforma de praça no Vianelo na sexta (29)
Prefeitura oferece apoio a agricultores para Cadastro Ambiental Rural

O grupo, que contou também com a presença do diretor Gilberto Bardi e do engenheiro agrônomo Lourival Dantas Fagundes, teve especial atenção para temas ligados com a fruticultura e com a agricultura familiar. Nesse campo, encontraram materiais como os novos tratores de pequeno porte de marcas como Agrale ou Yanmar e muitos equipamentos cotidianos, inclusive importados, de dimensões reduzidas. Um estande da Itália, por exemplo, era inteiramente voltado para esse setor.

Entre os expositores estiveram também empresas da região de Jundiaí e Campinas. A agricultura de precisão esteve entre os destaques, com sensores ópticos e outras ferramentas de monitoramento de solo.

Agricultores de todo o País participam do evento

Agricultores de todo o País participam do evento

No Prêmio Brasil Agrociência, a homenagem principal do evento foi para o pesquisador da Embrapa, Eliseu Roberto de Andrade Alves, pela atuação em áreas como inovação, política agrícola e desenvolvimento de instituições. O Prêmio Deusa Ceres, da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado, foi entregue ao especialista em café Aldir Alves Teixeira.

Embora não premiado no evento, o agrônomo Afonso Peche Filho, que atua em Jundiaí pelo Instituto Agronômico de Campinas, também foi destaque nesta mesma época como palestrante convidado no Encontro Brasileiro de Educação Ambiental.

O principal foco da visita técnica do grupo esteve nas soluções para a agricultura familiar. A feira contou ainda com atividades no Núcleo de Tecnologia e Demonstrações de Campo.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Reprodução


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/28/agricultores-fazem-visita-tecnica-ao-agrishow/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original