Prefeitura e TVE surpreendem com filme exclusivo sobre envelhecimento

Publicada em 29/04/2016 às 15:58

O cotidiano, a desinformação ou até mesmo a hipocrisia sobre os moradores mais idosos da comunidade estão sob o foco bem-humorado do filme #somostodoscuidadores, produção exclusiva da Prefeitura, que reúne bons artistas locais para mostrar a responsabilidade e os meios para uma qualidade de vida digna para os veteranos. O lançamento vai ser no dia 4 de maio, às 15h, no auditório da Biblioteca Municipal, no Complexo Argos.

O curta-metragem, surgido a partir das observações de anos de trabalho registrados pela médica Maria Elizabeth Thomazini, foi transformada em roteiro de teatro educativo pelo ator e professor Ulisses Vertuan e posteriormente adaptado para o formato de filme, com a direção de Marcos Freitas.

LEIA TAMBÉM
Mais barata, Virada Jundiaí promove cultura local
Dia do Trabalho tem atrações gratuitas no Corrupira
Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot coloca novo site no ar
Roda de Choro é atração no Teatro Polytheama neste sábado (30)

Cena do filme "#somostodoscuidadores"

Cena do filme “#somostodoscuidadores”

É praticamente impossível ao público não se identificar com adultos com síndrome de negação, sem perceber as novas necessidades de seus pais ou a necessidade de compartilhar tarefas entre os demais familiares. Mas raramente isso foi mostrado com tanta leveza.

Produzido pela TVE Jundiaí em parceria com a Coordenadoria do Idoso, o ponto forte do filme está na criatividade de figurinos, cenografia, trilha sonora e performance dos atores. Em apenas 15 minutos de duração, o resultado rende uma visão essencial no fenômeno atual do envelhecimento ativo da população.

Além do próprio Ulisses Vertuan, o elenco conta com atores como Joelma Marcolino, Marici Nicioli, Jimmy Roselli, Mariana Benatti e Ricardo Santos Duran e ainda tem a participação pontual de alunos do curso de teatro do Centro de Convivência do Idoso (Criju).

A iniciativa de transformar a peça em filme partiu de Cláudia Sartori e Sônia Menin, da Coordenadoria do Idoso, e de Thiago Godinho, da TVE, com a cooperação de Jean Camoleze, da Secretaria de Cultura.

O trabalho do diretor Marcos Freitas teve ainda a direção de imagens de George Toth, os operadores de câmera Carlos Souza, Juliano Justino, Paulo Pires e Rudineis Oliveira e o operador de áudio Vítor Ramos. Na iluminação atuou Mário Rissoli e a assistente de direção foi Caroline Godoy. A edição e finalização foi de Aislan Ferretti.

Um resultado especial está nas informações apresentadas nas entrelinhas, nos cenários e nos diálogos de “#somostodoscuidadores”, formando um microcosmo da realidade do envelhecimento da própria população brasileira e também da nova atitude que é necessária por parte de cada pessoa.

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/29/prefeitura-e-tve-surpreendem-com-filme-exclusivo-sobre-envelhecimento-2/