Velório e cemitério do Centro recebem manutenção

Publicada em 06/05/2016 às 18:25

As calçadas no entorno do Velório Adamastor Fernandes, no Centro, estão recebendo manutenção por parte da superintendência adjunta do Serviço Funerário Municipal.

De acordo com o superintende, Lázaro Aparecido da Silva Ribeiro, por conta do período de chuvas, as calçadas ficam esburacadas. “Pensando na segurança dos munícipes, estamos fazendo os reparos”, destacou.

LEIA TAMBÉM
Confira o trânsito nos cemitérios no dia das Mães
Obras do Escadão recebem visita de prefeito e autoridades

Calçada no entorno do Cemitério do Centro é restaurada

Calçada no entorno do Cemitério do Centro é restaurada

Além disso, ele explica que dentro do Cemitério Nossa Senhora do Desterro as grades das galerias de águas pluviais também foram consertadas, para garantir que não ocorram acidentes. “Realizamos a manutenção frequente de ambos os cemitérios. Para o movimento intenso de Dia das Mães, deixamos tudo em ordem para garantir o conforto dos visitantes.”

Lázaro lembrou também que no último ano foram investidos mais R$ 2 milhões nos cemitérios municipais. Por determinação do prefeito, o Velório Municipal Adamastor Fernandes e o Nossa Senhora do Montenegro (Jardim do Lago) passaram por reformas.

No Centro houve reforma das 14 salas, substituição de todo o telhado e sistema de iluminação, instalação de novo sistema elétrico, sistema de drenagem e escoamento de águas pluviais, construção de fraldário, reforma de banheiros, acessibilidade para cadeirantes com instalação de plataforma elevatória, nova sala de arquivo para armazenamento de livros históricos, nova rede telefônica e de internet, sistema de antenas, fios e para-raios, ampliação do sistema de monitoramento e segurança 24 horas. As salas ganharam também identificação com números, o sistema de ventilação foi ampliado e o sistema para contenção de iluminação externa foi reformado. A fachada recebeu mármore e todo o entorno do velório foi restaurado e pintado.

Grades das galerias pluviais foram consertadas

Grades das galerias pluviais foram consertadas

Já no Cemitério Nossa Senhora do Desterro houve a instalação de telas de proteção para prevenção de furtos e desde então não houve mais registros desse tipo de ocorrência. O local também conta agora com segurança. A capela foi reformada, guias e passeios foram recuperados e pintados e, em breve, a fachada do cemitério vai ser restaurada.

Mais investimentos
O velório do Cemitério Nossa Senhora do Montenegro, que contava com quatro salas agora tem cinco, todas reformadas. O telhado foi restaurado e substituído, a iluminação das salas também foi revisada e a fachada pintada. Está em andamento a instalação de mais de 20 vagas de estacionamento e a calçada está sendo refeita. O custo da reforma foi de R$ 80 mil.

No cemitério, os investimentos foram na construção de 94 novas sepulturas, para quem não possui. Algumas ruas foram recapeadas. Além disso, guias e calçadas foram restauradas e pintadas. Os bancos, que estavam quebrados e rasgados, foram recuperados.

Luana Dias
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/06/velorio-e-cemiterio-do-centro-recebem-manutencao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original