Guardas da Divisão Florestal participam de curso no Instituto Butantã
Publicada em 12/05/2016 às 17:49Com o objetivo de aprimorar conhecimentos dentro do Território de Gestão da Serra do Japi, guardas municipais da Divisão Florestal participaram do curso de Reconhecimento de Animais Peçonhentos no Instituto Butantã, na Zona Oeste de São Paulo.
LEIA TAMBÉM
Inteligência é usada para ampliar combate aos pancadões
Prefeitura apresenta caminhão contra incêndios florestais
1º Fórum Municipal de Segurança Integrada tem inscrições abertas
Guarda Municipal promove curso de combate a incêndios florestais na Fazenda Ermida
Entre os temas abordados, destaque para o papel e importância das serpentes no meio ambiente; biologia das serpentes; dentição das serpentes; primeiros socorros e prevenção de acidentes; aranhas e escorpiões animais venenosos, peçonhentos e de importância em saúde; entre outros.
Durante a atividade, os guardas puderam conhecer a estrutura do Instituto e acompanharam a coleta do veneno das serpentes para a produção do soro antiofídico, medicamento usado para tratar mordida de cobras venenosas.
O responsável pela Divisão Florestal, subinspetor Mauro Castro, destaca que esse tipo de curso é fundamental para os guardas da Divisão Florestal.
“É necessário termos conhecimento sobre as espécies de animais peçonhentos para que possamos identificá-los durante o dia a dia no patrulhamento florestal”, explica, já que na Serra do Japi diversas espécies de cobras e outros animais peçonhentos já foram capturados.
A Divisão Florestal da Guarda atua nos 92 quilômetros quadrados de extensão da Serra do Japi ou 47,65% da Serra pertencente a Jundiaí. Dessa forma, é comum os guardas se depararem no patrulhamento ambiental com todos os tipos de animais peçonhentos.
Luciano Guerino
Foto: Fotógrafos PMJ
-
15/11/2024
Novo Canil da GM reforça a segurança e agrada moradores
-
14/11/2024
Gestores fazem vistoria final no CIES antes da entrega
-
02/06/2024
Segurança reforçada: Jundiaí inicia instalação de 175 novas câmeras
-
13/05/2024
Canil da GMJ está com 98% das obras concluídas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original