Prefeitura apresenta caminhão contra incêndios florestais

Publicada em 06/05/2016 às 15:36

O Largo da Matriz, no Centro, recebeu, nesta sexta-feira (6), a apresentação do novo caminhão contra incêndios florestais obtido pela Prefeitura com base em resultados da avaliação estadual do Programa Município Verde e Azul.

Com capacidade de 15 mil litros de água, o caminhão conta com lança-jato na parte superior e equipamentos de aspersão lateral e traseira (“pavão” e “chuveiro”), além de outro do tipo “sapo”, que pode reabastecê-lo em 20 minutos com o acesso para a água de um córrego ou lago. A fabricação norte-americana é da empresa International e seu peso total carregado é de 24 toneladas.

LEIA TAMBÉM
Obras do Escadão recebem visita de prefeito e autoridades
Prefeitura inicia manutenção da iluminação com melhorias
Prefeito vistoria recapeamento de trecho da Frederico Ozanan
Gerente do Sesc Jundiaí convida prefeito para o Dia do Desafio

O prefeito Pedro Bigardi e autoridades durante a entrega no Largo da Matriz

O prefeito e autoridades durante a entrega no Largo da Matriz

“Nós escolhemos essa configuração junto ao governo do Estado como prêmio por bons resultados de 2013. Agora saiu, como resultado dessa comunhão de esforços de muitos jundiaienses. É esse trabalho de todos que nos faz uma das melhores cidades do país. Esta área de prevenção exige atenção, tanto nas chuvas quanto na seca”, afirmou o prefeito.

Além do caminhão, que passou por testes como o combate a incêndios nesta semana na rodovia Engenheiro Constâncio Cintra e na avenida Antonio Frederico Ozanan, o conjunto inclui ainda kits menores contra incêndios, com 400 litros em um dos jipes Marruá da Guarda Municipal e com 700 litros em uma caminhonete da Defesa Civil.

O novo conjunto de equipamentos contra incêndios florestais, em três fases

O novo conjunto de equipamentos contra incêndios florestais, em três fases

De acordo com a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, os resultados atingidos na área ambiental mostram uma gestão séria.

Nos últimos anos ficamos sempre entre os 15 melhores entre os 650 municípios paulistas pelo trabalho de todas as pastas, implementando planos como de saneamento, de resíduos sólidos, de desenvolvimento rural e outros, além do Plano Diretor Participativo, entendendo que o ambiente é mais que a Serra do Japi e abrangendo também os ambientes urbano ou rural”, afirmou.

Entre moradores, violeiros, estudantes e outros frequentadores do Centro Histórico, a apresentação contou com a equipe da unidade de serviços US 5, do setor oeste, treinada para operar o novo equipamento.

Estiveram presentes o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite; o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, e o subcomandante Vicente Soares; a coordenadora da Defesa Civil, Juliana Mazzei; o capitão do Corpo de Bombeiros Vilas Boas, representando o comandante e tenente Erivelton; e o advogado da 33ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Leandro Ienne.

Também compareceram os secretários: de Cultura, Jean Camoleze; de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira; de Saúde, Luís Carlos Casarin; de Esportes e Lazer, João Maffia; e de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho; além do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires; e o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco.

Estiveram presentes na solenidade os vereadores Gerson Sartori, Eliezer Barbosa da Silva, Rafael Purgato e o suplente em exercício Nelson Crepaldi. De acordo com Sartori, “uma cidade que busca cuidar do ambiente, e com isso da saúde, da segurança e do convívio das pessoas, estimula o trabalho parlamentar”.

Os técnicos dos diversos setores envolvidos afirmaram que o sistema preventivo da cidade melhora com a articulação de diversos equipamentos. O investimento estadual no caminhão, do Fundo de Combate à Poluição (Fecop), foi de R$ 236,4 mil e foi complementado por investimentos municipais nos demais equipamentos.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/06/prefeitura-apresenta-novo-caminhao-contra-incendios-florestais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original