Estrutura tecnológica da GM surpreende general e coronel do Exército
Publicada em 13/05/2016 às 17:49Instalações do Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal e o sistema de funcionamento de todo aparato tecnológico arrancaram elogios do general de brigada Ricardo Rodrigues Canhaci e do oficial de ligação do Exército Brasileiro, o coronel Rogério Winter, ambos da 11ª Brigada de Infantaria Leve de Campinas.
Eles visitaram a sede da GM na manhã desta sexta-feira (13) acompanhados pelo comandante do 12º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), o tenente-coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa, e o major de artilharia Willian Megale, também da 11ª Brigada de Infantaria Leve.
LEIA TAMBÉM
Inteligência é usada para ampliar combate aos pancadões
Ex-pracinhas são homenageados no Dia da Vitória em Jundiaí
Palestrantes do 1º Fórum de Segurança se reúnem em Jundiaí
Grupo de WhatsApp é aliado no combate a incêndios na Serra do Japi
“Realmente é de impressionar. Como cidadão, me sinto feliz de ver um trabalho tão bem feito. Parabenizo todos vocês e me coloco à disposição no que puder ajudar para melhorar ainda mais este processo. Assim como a atual administração aqui de Jundiaí, eu também defendo a ideia de que a integração é a melhor opção para o aperfeiçoamento da segurança nos municípios, estados, País e no mundo”, diz Canhaci.
A comitiva militar foi recebida pelo comandante da Guarda, José Roberto Ferraz, e pelo assessor especial do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires. O encontro serviu também para fechar detalhes sobre 1º Fórum Municipal de Segurança Integrada marcado para o dia 8 de junho na Universidade Paulista (Unip).
Tanto o general Rogério Canhaci, que carrega em seu currículo missões de paz desenvolvidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comandante da Força de Pacificação que ocupou o Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, como o coronel Rogério Winter, especialista em tecnologia da informação, e o comandante da GM, José Roberto Ferraz, vão ser palestrantes do Fórum.
“Falamos sobre vários pontos importante e divulgamos a eles o avanço de nossa tecnologia e o trabalho de informação e inteligência. Fico muito orgulhoso em obter o reconhecimento por parte do Exército”, comenta Ferraz.
Visita
Os militares conheceram detalhadamente o funcionamento das câmeras que identificam placas de veículos (OCR) e as de monitoramento. Viram gráficos e números mostrados pelo subinspetor Gilberto Russo Jenoíno, responsável operacional pelo sistema.
“Conhecer a estrutura de Jundiaí em termos de segurança foi muito interessante. Sinceramente não imaginava que um município se dispusesse de tecnologia de ponta para o controle e captação de informações. Está muito avançado se comparado a outras cidades”, comenta o coronel Winter, estudioso no assunto e referência do Exército Brasileiro.
Para José Carlos Pires, a visita foi importante para mostrar aos militares que o contexto da integração foi implantado e de forma prática, e que os resultados são satisfatórios. “E com a realização do Fórum em Jundiaí, esta filosofia de se buscar alternativas para se aperfeiçoar a segurança vai ser propagada ainda mais à sociedade”, explica.
Ivan Lopes
Fotos: Paulo Grégio
-
02/06/2024
Segurança reforçada: Jundiaí inicia instalação de 175 novas câmeras
-
13/05/2024
Canil da GMJ está com 98% das obras concluídas
-
28/04/2024
TECNOLOGIA: GMJ colocará drone para identificar pontos de focos de incêndios na Serra do Japi
-
06/04/2024
GMJ captura cerca de 30 foragidos da justiça no 1º trimestre de 2024
Baixe as fotos desta notícia na resolução original