Estrutura tecnológica da GM surpreende general e coronel do Exército

Publicada em 13/05/2016 às 17:49

Instalações do Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal e o sistema de funcionamento de todo aparato tecnológico arrancaram elogios do general de brigada Ricardo Rodrigues Canhaci e do oficial de ligação do Exército Brasileiro, o coronel Rogério Winter, ambos da 11ª Brigada de Infantaria Leve de Campinas.

Eles visitaram a sede da GM na manhã desta sexta-feira (13) acompanhados pelo comandante do 12º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), o tenente-coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa, e o major de artilharia Willian Megale, também da 11ª Brigada de Infantaria Leve.

LEIA TAMBÉM
Inteligência é usada para ampliar combate aos pancadões
Ex-pracinhas são homenageados no Dia da Vitória em Jundiaí
Palestrantes do 1º Fórum de Segurança se reúnem em Jundiaí
Grupo de WhatsApp é aliado no combate a incêndios na Serra do Japi

Integrantes do Exército conhecem sistema de câmeras que coloca Jundiaí como referência

Integrantes do Exército conhecem sistema de câmeras que coloca Jundiaí como referência

Realmente é de impressionar. Como cidadão, me sinto feliz de ver um trabalho tão bem feito. Parabenizo todos vocês e me coloco à disposição no que puder ajudar para melhorar ainda mais este processo. Assim como a atual administração aqui de Jundiaí, eu também defendo a ideia de que a integração é a melhor opção para o aperfeiçoamento da segurança nos municípios, estados, País e no mundo”, diz Canhaci.

A comitiva militar foi recebida pelo comandante da Guarda, José Roberto Ferraz, e pelo assessor especial do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires. O encontro serviu também para fechar detalhes sobre 1º Fórum Municipal de Segurança Integrada marcado para o dia 8 de junho na Universidade Paulista (Unip).

Tanto o general Rogério Canhaci, que carrega em seu currículo missões de paz desenvolvidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comandante da Força de Pacificação que ocupou o Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, como o coronel Rogério Winter, especialista em tecnologia da informação, e o comandante da GM, José Roberto Ferraz, vão ser palestrantes do Fórum.

Comandante José Roberto Ferraz detalha trabalho ao general Rogério Canhaci

Comandante José Roberto Ferraz detalha trabalho ao general Rogério Canhaci

“Falamos sobre vários pontos importante e divulgamos a eles o avanço de nossa tecnologia e o trabalho de informação e inteligência. Fico muito orgulhoso em obter o reconhecimento por parte do Exército”, comenta Ferraz.

Visita
Os militares conheceram detalhadamente o funcionamento das câmeras que identificam placas de veículos (OCR) e as de monitoramento. Viram gráficos e números mostrados pelo subinspetor Gilberto Russo Jenoíno, responsável operacional pelo sistema.

“Conhecer a estrutura de Jundiaí em termos de segurança foi muito interessante. Sinceramente não imaginava que um município se dispusesse de tecnologia de ponta para o controle e captação de informações. Está muito avançado se comparado a outras cidades”, comenta o coronel Winter, estudioso no assunto e referência do Exército Brasileiro.

Para José Carlos Pires, a visita foi importante para mostrar aos militares que o contexto da integração foi implantado e de forma prática, e que os resultados são satisfatórios. “E com a realização do Fórum em Jundiaí, esta filosofia de se buscar alternativas para se aperfeiçoar a segurança vai ser propagada ainda mais à sociedade”, explica.

Ivan Lopes
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/13/estrutura-tecnologica-da-gm-surpreende-general-e-coronel-do-exercito/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original