Projeto Rede Cidadania e Saúde tem encerramento no Polytheama
Publicada em 17/05/2016 às 19:06Depois de 15 meses, mais de 30 turmas e participação de cerca de mil pessoas, entre profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura encerrou nesta terça-feira (17) o Projeto Rede de Cidadania e Saúde. Coordenado pela Secretaria de Saúde e pela Escola de Governo e Gestão, que mobilizou a sociedade com objetivo de ampliar e qualificar o debate sobre o SUS na cidade.
Uma programação especial no centenário Teatro Polytheama marcou o encerramento do projeto. O prefeito destacou a importância da constante atualização e capacitação dos servidores, em especial no debate e troca de experiências. “Quando a gente se abre para o debate de assuntos relevantes para toda a sociedade, conseguimos avançar, como está ocorrendo agora”, disse, parabenizando a todos pela participação no projeto.
O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, lembrou que, apesar de todos os desafios, o SUS teve muitos avanços desde sua criação. “Mesmo aqueles que têm plano de saúde privado, todos nós somos beneficiados de alguma forma pelo SUS, seja nas ações de combate à dengue, na Vigilância em Saúde, no uso de medicamentos, com o Samu”, destacou.
LEIA TAMBÉM
Prefeito reivindica verba do Estado para São Vicente
Seminário aborda integração trabalho-ensino para o SUS
Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados com caxumba
Casarin também reforçou que a Prefeitura aplica atualmente 27% de seu orçamento na Saúde, percentual bem acima dos 15% mínimos exigidos por lei. “Isso mostra o comprometimento deste governo com a saúde, que é a prioridade da atual gestão.”
Na sequência, o público assistiu à palestra do médico José Carlos Cacau Lopes, sanitarista e professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, que falou sobre a participação cidadão na construção do SUS. Ele propôs aos presentes uma reflexão sobre o significado do sistema único de saúde e o que nós, brasileiros, queremos: que seja uma questão de negócio ou um sistema universal e equânime?
Na plateia, quem participou do curso elogiou o projeto e a iniciativa da Secretaria de Saúde. “O conteúdo foi muito amplo, didático e esclarecedor, com uma metodologia ativa e participativa”, disse o diretor assistencial do Hospital São Vicente de Paulo, André Silva de Oliveira. “Além do grupo que participou na Escola de Governo, levamos o curso para dentro do hospital e conseguimos atingir um grupo mais amplo e misto, com médicos, profissionais assistenciais e administrativos, que passaram a ter uma noção mais clara da concepção do SUS e de seu funcionamento.”
Participaram ainda da cerimônia o vereador Gerson Sartori, representando a Câmara Municipal, o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Antônio Kachan Júnior, o diretor da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Monaco, a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira , o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, o superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolelli, e o superintendente do Hospital São Vicente, Francisco Claro.
Niza Souza
Fotos: Dorival Pinheiro Filho e Divulgação
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original