Secretário apresenta gestão de resíduos no Ministério da Agricultura

Publicada em 18/05/2016 às 17:24

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, apresentou, nesta quarta-feira (18), todo o plano de valorização de resíduos, estágio atual e estudos para o futuro no município a funcionários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a representantes de laboratórios que ali atuam.

No local são feitas análises fiscal e pericial de fertilizantes, bebidas e insumos agrícolas. “A ideia foi mostrar a todos como é feita a separação e o tratamento de materiais na cidade. Por isso fizemos o convite ao secretário”, comentou o supervisor de qualidade, Sergio Pereira Costa.

LEIA TAMBÉM
Bispo conhece gestão de resíduos de Jundiaí
Prefeitura lança Ponto de Entrega Voluntária
Grupo de WhatsApp é aliado no combate a incêndios na Serra do Japi

Secretário falou do trabalho desenvolvido no município a profissionais do Ministério

Secretário falou do trabalho desenvolvido no município a profissionais do Ministério

Aguinaldo apresentou dados do município, como o volume de resíduos produzido por dia na cidade de 384 toneladas. Além disso, explicou que, em 2013, 99% dos resíduos gerados na cidade eram destinados a aterros sanitários. “Hoje, saltamos para um aproveitamento de 10%. Estamos trabalhando, firmando parcerias e estudando para ampliar esse número.”

O secretário explicou que, com relação a resíduos da construção civil, a cidade já aproveita 90% do material que é produzido na reciclagem (bica terra, pedrisco, areia, pedra e rachão) em obras da Secretaria.

Ele falou ainda dos equipamentos alemães que estão em teste no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol), como a leira, usada para compostagem de resíduos orgânicos, e o contêiner, que faz o processo de decomposição biológica usando o modelo de aeração. “Estamos trabalhando em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Após testes realizados em nosso laboratório, e comprovada a qualidade do produto, a ideia é incentivar o uso desse material por agricultores.”

Outro tema abordado pelo secretário foi a cooperação entre Jundiaí e outros municípios, como Cuenca (Equador), Paulista (PE), Florianópolis (SC), Votuporanga (SP), Lüneburg (Alemanha), Ubatuba (SP) e entidades como Senac, banco alemão KFW, Ciesp e Finep. “Dessa forma é possível desenvolver pesquisas em parceria e trocar conhecimento.”

Luana Dias
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/18/secretario-apresenta-gestao-de-residuos-no-ministerio-da-agricultura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original