Semana do Meio Ambiente discute acessibilidade e práticas da natureza
Publicada em 03/06/2016 às 14:46Depois da abertura com a feira Arte Eco e atividades de hortas orgânicos e vivências no Parque da Cidade e no Jardim Botânico, no fim de semana, a Semana do Meio Ambiente 2016 recebe, entre segunda-feira (6) e domingo (12) uma intensa programação para os jundiaienses.
A primeira delas é um workshop sobre acessibilidade em unidades de conservação, nesta segunda (6), das 14h às 17h, na Unidam (rua Ernesto Gonçalves Júnior, 62, Jardim Florestal). Participam a Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a Fundação Serra do Japi e a consultoria Umpratodos, com intervenções de Alcebíades Nascimento Silva Júnior, Flávio Gramolelli Júnior, Amanda Trojal, Rosilene Araújo e Maurício Santana.
LEIA TAMBÉM
Feira Arte Eco mostra ‘surpresas ecológicas’ ao público
4ª Caminhada do Procon Jundiaí está marcada para o domingo (19)
‘Semana do Meio Ambiente’ tem oficinas de hortas e orgânicos e ‘pedalão solidário’
Na quarta (8), os servidores públicos recebem, no intervalo de almoço, duas sessões de vídeos, às 12h30 e às 13h30 no terceiro andar do Paço Municipal, com os curtas “A Maior Flor do Mundo” e “Man”. No mesmo dia, ocorrem diversas atividades para professores sobre o tema “A Educação Ambiental como Integradora Curricular”, organizada pela Secretaria de Educação.
Na quinta (9), é a vez do evento “Bem Viver e Ecologia Profunda”, aberto a todos os interessados, das 14h às 17h, no auditório do oitavo andar do Paço Municipal. Os convidados são Mário Sakaguti, Lilian Tvardovskas e Vanessa Peres, do Instituto Ad Lúmen, e Marcelo Pilon, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. O evento inclui uma apresentação do Projeto de Monitoramento da Fauna da Serra do Japi.
No sábado (11), das 8h30 às 11h30, ocorre, no Jardim Botânico (avenida Antonio Frederico Ozanan, 6.400) a oficina de produção de mudas de plantas aromáticas e medicinais para servidores. O evento tem parceria da Secretaria de Gestão de Pessoas e Secretaria de Serviços Públicos e as vagas podem ser consultadas em 4589 8750 ou 4589 8734.
No domingo (12), das 9h30 às 11h00, o Jardim Botânico recebe também o evento de dança circular “Dançando Pela Terra”, aberto a todos os interessados, com orientação das focalizadoras Viviana Mola, Ozeneide Machado e Fátima Vianna. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e a Secretaria de Serviços Públicos.
No mesmo domingo (12), das 8h30 às 12h30, é o ato anual de Limpeza do Rio Jundiaí-Mirim. A iniciativa é de Jornada Sub Mergulho, com apoio da DAE, Polícia Ambiental, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e outros. A concentração para a caravana será às 8h, na avenida Humberto Cereser, 2.650 (em frente ao Restaurante Bistecão).
E, ainda no domingo (12), ocorre a curiosa oficina sobre plantas alimentícias não convencionais, das 14h às 17h, na Sala de Múltiplo Uso 1, do Sesc Jundiaí. A ideia é mostrar plantas chamadas de daninhas nas calçadas das cidades mas que muitas delas são vegetais resistentes e de alto valor nutricional, podendo ser cultivadas em casa. Com orientação da ArboreSer e parte prática no Jardim Botânico, o evento tem parceria da Secretaria de Serviços Públicos.
“Como gestores do Programa Município Verde e Azul, articulamos também diversas atividades relacionadas ao tema dos variados setores ligados ao campo ambiental da Prefeitura ou atividades com parceiros. A comunidade pode notar que há um amplo cenário voltado para a busca da sustentabilidade”, afirma o diretor de Planejamento e Meio Ambiente, Marcelo Pilon.
José Arnaldo de Oliveira
-
01/07/2024
Aproveite as férias de julho para andar de bicicleta no Parque da Cidade
-
27/06/2024
Jardim Botânico promove oficina de férias para crianças
-
26/06/2024
Comitiva de Goiás busca experiência em gestão na DAE Jundiaí
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
Baixe as fotos desta notícia na resolução original