Jardinagem destaca saúde na Semana do Meio Ambiente 2016

Publicada em 07/06/2016 às 17:10

A Oficina de Jardinagem foi o destaque desta terça-feira (6) na Semana do Meio Ambiente 2016, realizada pela Prefeitura de Jundiaí e parceiros e ainda com muitas atividades até 9 de junho na cidade.

LEIA MAIS
Semana do Meio Ambiente 2016 tem início com eventos simbólicos
Secretaria de Gestão de Pessoas promove oficina no Jardim Botânico
Um dos grupos de jardinagem no Parque do Engordadouro

Um dos grupos de jardinagem no Parque do Engordadouro

A atividade foi no Parque do Engordadouro e envolveu dois grupos diferentes com técnicas relacionadas com plantas ornamentais em geral. E também compostagem para produzir adubo ou reaproveitamento de recipientes como pets.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

“Temos delidar com o meio ambiente e a reciclagem ao mesmo tempo”, explica Luciana Moraes, servidora técnica com oficinas ministradas para atividades didáticas em escolas ou cursos de formação a leigos do Fundo Social de Solidariedade, que tem estimulado as hortas e jardins pela cidade.

A atividade não deve ser vista apenas como profissional ou hobby e funciona também como terapêutica, com benefícios para a saúde em geral.

Ela destaca também a crescente valorização desse tipo de atividade por moradores das cidades, que possuem seus vasinhos ou seu cantinho nessa tendência de resgate de práticas ligadas com a agricultura urbana.

No sábado (4) ela também participou de outro evento da Semana do Meio Ambiente 2016 sobre hortas urbanas em parceria com Marcelo Pilon. E o tema abordado no evento da Prefeitura de Jundiaí, na Unidam, também teve boa aceitação em evento paralelo no Sesc Jundiaí com a ativista e gestora Lívia Lopes.

 Descoberta da "agricultura urbana" reúne diversas gerações


Descoberta da “agricultura urbana” reúne diversas gerações

Multiplicação
O tema também ganha nova abordagem multiplicadora em uma oficina voltada para servidores municipais no sábado (11), no Jardim Botânico, sobre produção de mudas de plantas aromáticas e medicinais com o engenheiro florestal Thiago Pinto Pires. As reservas são feitas em 4589-8750 ou 4589-8734. E também atividade específicas de jardinagem para educadores da rede municipal acontecem ao longo desta semana.

Outras atrações
Nesta quarta-feira (8) os servidores públicos recebem, no intervalo de almoço, duas sessões de vídeos, às 12h30 e às 13h30 no terceiro andar do Paço Municipal, com os curtas “A Maior Flor do Mundo” e “Man”.

No mesmo dia ocorrem diversas atividades para professores sobre o tema “A Educação Ambiental como Integradora Curricular”, organizada pela Secretaria de Educação. Todas as vagas foram preenchidas.

Na quinta (9) é a vez do evento “Bem Viver e Ecologia Profunda”, aberto a todos os interessados, das 14h às 17h, no auditório do oitavo andar do Paço Municipal. Os convidados são Mário Sakaguti, Lilian Tvardovskas e Vanessa Peres, do Instituto Ad Lúmen, e Marcelo Pilon, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. O evento inclui uma apresentação do Projeto de Monitoramento da Fauna da Serra do Japi.

No domingo (12), das 9h30 às 11h, o Jardim Botânico recebe também o evento de dança circular “Dançando Pela Terra”, aberto a todos os interessados, com orientação das focalizadoras Viviana Mola, Ozeneide Machado e Fátima Vianna. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e a Secretaria de Serviços Públicos.

No mesmo domingo (12), das 8h30 às 12h30, é o ato anual de Limpeza do Rio Jundiaí-Mirim. A iniciativa é de Jornada Sub Mergulho, com apoio da DAE, Polícia Ambiental, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e outros. A concentração para a caravana vai ser às 8h, na avenida Humberto Cereser, 2.650 (em frente ao Restaurante Bistecão).

E ainda no domingo (12) ocorre a curiosa oficina sobre plantas alimentícias não convencionais, das 14h às 17h, na Sala de Múltiplo Uso 1, do Sesc Jundiaí. A ideia é mostrar plantas chamadas de daninhas nas calçadas das cidades mas que muitas delas são vegetais resistentes e de alto valor nutricional, podendo ser cultivadas em casa. Com orientação da ArboreSer e parte prática no Jardim Botânico, o evento tem parceria da Secretaria de Serviços Públicos.

No sábado (18) e domingo (19), a partir das 11h, acontece no Jardim Botânico o evento “Pedalão Solidário” com um veículo coletivo movido inteiramente pelos participantes, com 100 vagas a cada dia, promovendo uma ação solidária, sustentável e divertida. Ao longo do trajeto duas paradas convidam a um novo olhar para as áreas verdes urbanas da cidade, com o uso de brinquedos ópticos. Organizada pelo SESC Jundiaí em parceria com a Prefeitura de Jundiaí.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/07/jardinagem-destaca-saude-na-semana-do-meio-ambiente-2016/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original