Aedes aegypti: Comitê Municipal recebe especialistas do Estado

Publicada em 17/06/2016 às 18:04

O Comitê Municipal para o Controle do Mosquito Aedes aegypti se reuniu na terça-feira (14) para mais uma reunião ordinária. Além dos integrantes do grupo, a reunião contou com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Saúde.

A articuladora de Atenção Básica da Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS-7), Lígia Bestetti, e o supervisor regional da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Odair Ferreira Leite, estiveram na cidade para avaliar os trabalhos neste ano para a vigilância e controle do Aedes aegypti, e em especial as atividades do comitê municipal.

LEIA TAMBÉM
Nova UBS começa a ser construída no Jardim do Lago

Mudança no pronto-socorro do São Vicente começa em agosto
Equipe de Saúde do Morada das Vinhas realiza parto na Unidade Básica de Saúde

Comitê se reúne frequentemente para discutir e afinar ações de controle

Comitê se reúne frequentemente para discutir e afinar ações de controle

Durante a reunião, Lígia Bestetti abordou o trabalho integrado entre os diferentes serviços municipais e os resultados positivos. Ela comentou ainda que visitou recentemente alguns municípios da região e reforçou a importância de ações conjuntas entre as cidades.

O representante da Sucen destacou a importância das ações nos chamados pontos estratégicos (ferros velhos, borracharias e outros) e imóveis especiais (escolas, igrejas, etc) e da avaliação de densidade larvária, todas atividades permanentes em Jundiaí.

O gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Jundiaí, Carlos Ozahata, apresentou a criação e ações do comitê e destacou o avanço no trabalho de integração da Zoonoses com a Atenção Básica de Saúde e demais secretarias. “Esse trabalho nos rendeu uma premiação no Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, o Cosems, neste ano”, frisou.

O representante da Secretaria Municipal de Obras, Odair Guimarães, também aproveitou a reunião para atualizar os integrantes do comitê sobre o trabalho de Obras nos imóveis em estado de abandono. Da Defesa Civil, Josefa Ariane Silva Lima destacou o olhar diferenciado para os focos e criadouros do Aedes aegypti já fazem parte do trabalho dos funcionários.

Comitê
O comitê foi criado em 2015 com o objetivo de integrar as diversas secretarias do Poder Executivo e outras instituições ligadas à saúde, como os hospitais, para intensificar as ações de combate e controle do Aedes aegypti na cidade.

Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/17/aedes-aegypti-comite-municipal-recebe-representantes-do-estado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original