Equipe de Saúde do Morada das Vinhas realiza parto na Unidade Básica de Saúde

Publicada em 16/06/2016 às 13:34

A rotina da Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada das Vinhas corria normalmente na segunda-feira fria e chuvosa do dia 6 de junho. Mas a tranquilidade foi quebrada por volta das 16h, quando a dona de casa Adriana Anselmo Gabriel, grávida de 39 semanas, chegou ao local com dores e contrações. Apesar de ser uma unidade de atenção básica, a equipe não teve escolha diante da natureza: a pequena Maria Eduarda nasceu ali mesmo, pelas mãos da ginecologista e obstetra Ana Luiza Benez e da pediatra Fabiana Camillo.

LEIA MAIS
Centro de Convivência e Geração de Renda é lançado
Mudança no pronto-socorro do São Vicente começa em agosto
Prefeitura lança Protocolo da Rede de Atenção a idoso em situação de violência

Maria Eduarda no colo da médica Ana Luiza: susto

Maria Eduarda no colo da médica Ana Luiza: susto

Oito dias depois, na última terça-feira (14), mãe e filha, bem e saudáveis, voltaram à unidade para participar do grupo de puericultura, organizado semanalmente na UBS, e reencontrar as médicas e a equipe de enfermagem, responsáveis pelo sucesso do parto. “Eu tinha uma consulta no dia 9, faltava ainda uma semana para completar as 40 semanas de gestação. Não esperava dar à luz naquele dia”, contou Adriana, já refeita do susto.

Aos 38 anos, Adriana, moradora do Morada das Vinhas, tem outros cinco filhos e todos nasceram de parto normal. Ela lembra que no dia 6 pela manhã tinha ido levar um dos filhos ao dentista no Centro. Na volta para casa, começou a sentir as contrações. “Como ainda faltava mais de uma semana, achei que era normal. Mas quando estava perto do postinho a bolsa estourou. Resolvi parar e pedir ajuda”, recordou.

A equipe da UBS acolheu Adriana e, enquanto as médicas a atendiam, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. “O Samu chegou rápido, mas não dava tempo de levá-la para o hospital porque ela já estava com 10 centímetros de dilatação. Então,optamos pelo parto na unidade, com suporte dos profissionais do Samu. Menos de meia hora depois de entrar na UBS, Adriana deu à luz”, lembrou a médica Ana Luiza.

A experiência de fazer um parto fora do hospital foi inédita para a obstetra, que soma 14 anos de profissão e já perdeu as contas de quantos partos realizou. “Ficamos preocupados, porque foi de surpresa. Não temos estrutura na unidade de saúde para isso. Ficamos preocupados porque o tempo estava frio e chuvoso. Arrumamos algumas roupinhas para a bebê. Apesar do susto, deu tudo certo. Mas chega de emoção”, brincou a médica, com Maria Eduarda no colo.

As enfermeiras da unidade, Taís Regina Bengtson e Raquel Rodrigues, recordam que toda a equipe ficou sensibilizada com a situação. “Recebemos a paciente e fizemos todo o acompanhamento. Como estava frio, improvisamos um aquecedor e roupinhas para a bebê”, lembrou. “Quando cheguei na unidade fui logo acolhida e bem atendida. Só tenha a agradecer a todos”, disse Adriana.

Grupo de puericultura: orientação e acompanhamento do recém-nascido

Grupo de puericultura: orientação e acompanhamento do recém-nascido

Niza Souza
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/16/equipe-do-morada-das-vinhas-faz-parto-na-unidade-de-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original