Mudança no pronto-socorro do São Vicente começa em agosto

Publicada em 16/06/2016 às 11:51

Após reunião entre o Ministério Público do Estado de São Paulo e os secretários de Saúde dos municípios da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), em abril, e atendendo ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC), a Secretaria de Saúde de Jundiaí está reestruturando a Política Municipal de Atenção Hospitalar na cidade.

A principal ação definida na reunião é a mudança no atendimento do pronto-socorro do Hospital São Vicente, que, a partir de 1º de agosto, começa a operar de maneira referenciada. Desta forma, em caso de urgência, a população deve procurar um dos quatro pronto-atendimentos (PAs) do município. Apenas os casos de média e alta complexidade vão ser encaminhados para o hospital, referência na região para esses atendimentos.

LEIA TAMBÉM
Centro de Convivência e Geração de Renda é lançado
Prefeitura e Faculdade de Medicina previnem contra o vitiligo
Prefeitura lança Protocolo da Rede de Atenção a idoso em situação de violência

Reunião no Ministério Público foi em abril e definiu mudanças

Reunião no Ministério Público foi em abril e definiu mudanças

O referenciamento de pacientes de alta complexidade dos moradores de Jundiaí ao pronto-socorro vai ser feito pelos diversos equipamentos da rede de saúde ou pelo acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em que o médico fará a regulação do caso conforme a gravidade.

A mesma orientação serve para os pacientes das cidades da região, que devem procurar atendimento de urgência em seus municípios. Para esses pacientes, o referenciamento se dará por meio de solicitação de vagas no sistema Cross (central de regulação de oferta de serviços de saúde) ou pelo contato direto com o plantão regulador no próprio hospital.

Essa ação não vai gerar desassistência aos usuários dos serviços de urgência e emergência do município. Pelo contrário, com a nova organização, a população vai ter seu acesso de forma mais ágil e eficiente aos serviços municipais de urgência e emergência, garantindo ainda que os casos realmente mais graves possam ser atendidos no serviço que oferte o melhor recurso disponível para aquele caso com vaga garantida.

“O São Vicente é referência regional em alta complexidade e vai continuar sendo. A ideia é otimizar o atendimento dentro do nível de complexidade. Para se ter ideia, o hospital atende cerca de 30% de pacientes de cidade da região, e 70% dos casos são casos de baixa e média complexidades, que poderiam ser atendidos em suas cidades de origem”, complementou o secretário de Saúde de Jundiaí, Luís Carlos Casarin.

Segundo o superintendente do Hospital São Vicente, Francisco Claro, a taxa média de ocupação do pronto-socorro nos últimos nove meses (de julho de 2015 a março de 2016) foi de 265,5%. Enquanto nos hospitais da região, a taxa de ocupação dos leitos é, em média, de 30%. “Uma das ações recentes foi a implantação do Núcleo Interno de Regulação, com a principal missão de contrarreferenciar os casos de menor complexidade para os hospitais da região”, destacou Claro.

Para Luis Carlos Casarin, a ideia é otimizar o atendimento do São Vicente

Para Luis Carlos Casarin, a ideia é otimizar o atendimento do São Vicente

Rede de assistência
Para os usuários que procurarem espontaneamente o pronto-socorro do São Vicente, a partir de 1º de agosto, o paciente vai ser acolhido por um profissional de saúde que vai classificar o caso em baixa, média ou alta complexidade. A partir da avaliação, o paciente vai ser admitido no hospital ou encaminhado para outro serviço. Os casos de baixa complexidade que envolvam munícipes de Jundiaí vão ser encaminhados aos PAs municipais, obedecendo a divisão territorial adotada pela Secretaria de Saúde.

Os casos de baixa complexidade que envolvam usuários de outros municípios vão ser contrarreferenciados para os serviços indicados pelas Secretarias de Saúde dos municípios de origem, respeitando a capacidade de atendimento de cada município e as necessidades de cada caso.

A Rede de Urgência e Emergência de Jundiaí conta com 1 pronto-socorro do Hospital São Vicente, de atenção clínica e cirúrgica ao adulto e atenção cirúrgica traumato-ortopedia; 1 pronto-socorro do Hospital Universitário de atenção clínica cirúrgica à mulher, atenção à pediatria e atenção ao parto; 1 Pronto-atendimento 24 horas (PA Central) com atenção clínica ao adulto; 3 Pronto-Atendimentos 12 horas (Hortolândia, Ponte São João e Retiro), com atenção clínica ao adulto e pediatria; e 1 Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas, no Novo Horizonte, de atenção clínica cirúrgica ao adulto e pediatria, com previsão de inauguração para segundo semestre 2016; além do Samu.

Niza Souza
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/16/mudanca-no-pronto-socorro-do-sao-vicente-comeca-em-agosto/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original