Escolas criam bandeiras para concorrer à réplica da tocha olímpica
Publicada em 17/06/2016 às 14:51Três escolas da rede municipal de ensino estão participando do Desafio da “Trégua Olímpica – Eu Construo a Paz.” As Emebs Professora Gloria da Silva Rocha Genovese, na Vila Cristo, Antonio de Pádua Giaretta, no Jardim Carlos Gomes, e Professor João Luiz de Campos, no Jardim Florestal, produziram bandeiras da paz e enviaram para o projeto Transforma, desenvolvido em parceria pelo Ministério da Educação e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 para divulgar os esportes olímpicos e paralímpicos, em especial as modalidades pouco praticadas no Brasil, e disseminar os valores dos jogos. Os dez pavilhões mais votados receberão uma réplica da Tocha dos Jogos Olímpicos Rio2016.
A votação está movimentando todo o País. Ao todo, 110 escolas estão participando. Para votar, basta entrar no site Desafio Transforma e escolher a bandeira. Os trabalhos enviados também farão parte de um grande mosaico de bandeiras da paz, que será exibido em diferentes pontos do Rio de Janeiro, durante a competição.
LEIA MAIS
Mais de 160 profissionais participam do ‘Nossos Saberes’
Escola municipal do Medeiros recebe museu de Tonico e Tinoco
Coordenadoria de Bem-Estar Animal amplia política pública para “pets” na cidade
Na escola Glória, tanto os alunos quanto a equipe escolar estão empolgados. Pelo levantamento da unidade, a Emeb estava, até quinta-feira (16), em nono lugar. A bandeira foi confeccionada em grupo e foi escolhida após votação. “É um privilégio participar desse projeto. Fizemos várias atividades. Eu sou agente jovem e ajudo na divulgação. A minha equipe foi a que fez o desenho vencedor. Estamos muito confiantes que ficaremos bem colocados”, ressaltou Rafael Maciel Galdino, de 8 anos, pedindo o voto de todos os moradores de Jundiaí.
Segundo a diretora, Ivoneide Maria de Araujo, desde o ano passado, a equipe aderiu ao projeto e desenvolveu inúmeras atividades. Entre elas, um festival em que pais e alunos puderam vivenciar as modalidades paralímpicas de vôlei sentado e corrida com guia. “Além da divulgação dos jogos, essa iniciativa desenvolve valores como amizade, solidariedade e incentiva o trabalho em equipe, o que é muito importante e o que esperamos que fique.”
A escola conta com 513 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Mobilização
Na Emeb Antonio Giaretta, a comunidade também está mobilizada. A bandeira da escola foi criada de forma diferente. Foi montada uma exposição com inúmeras propostas e os 260 estudantes do 1ª e 3º anos escolheram elementos em cada uma delas. A partir dos símbolos definidos criaram a bandeira ‘oficial’. “Foi uma produção coletiva. Agora estamos mobilizando os pais, os parentes, a comunidade para que votem”, comentou a diretora Adriana Menezes Tonholo.
Na João Luiz, o envolvimento é igualmente grande. O projeto é desenvolvido com os 330 alunos do Ensino Fundamental, mas a tarefa de produzir a bandeira ficou com os estudantes dos quintos anos. Depois de muita pesquisa, os desenhos foram construídos e foi selecionado o que mais se encaixou a proposta. “Agora, estamos divulgando para tentar conseguir o maior número de votos”, conta a diretora Maria Dejazete Leal.
A equipe, além de incentivar os pais por meio de bilhetes, montou postos de votação na própria escola. “Trouxemos um 3G e disponibilizamos um computador para o pessoal votar. Até na festa junina, os pais puderam contribuir. A campanha continua até o final do mês”, acrescenta.
A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 20 de julho.
Roberta de Sá
Fotos: Cleber de Almeida e divulgação
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
-
31/12/2024
Jundiaí tem mais de 60 crianças estrangeiras na rede municipal de ensino
-
28/12/2024
Em oito anos, Educação de Jundiaí recebe R$ 45 milhões em investimentos
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
Baixe as fotos desta notícia na resolução original