Comitê Intermunicipal de Proteção à Serra apresenta mapa tecnológico
Publicada em 24/06/2016 às 17:50A Serra do Japi ganhou na tarde desta sexta-feira (24) mais uma ferramenta importante para sua proteção: a Malha de Plano de Emergência, um mapa que divide em quadrantes todo o território verde que envolve Jundiaí, Cajamar, Cabreúva e Pirapora do Bom Jesus.
O moderno sistema foi apresentado durante reunião do Comitê Intermunicipal de Proteção da Serra do Japi, no Paço Municipal, com a presença de representantes de secretarias e órgãos das Prefeituras dos quatro municípios, guardas municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, concessionárias AutoBAn e Colinas, Escola de Aviação de Jundiaí (EAJ), Vertical Helicópteros, Aeroclube de Jundiaí e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
LEIA TAMBÉM
Caminhão multiguindaste é oficializado para Jundiaí
Jundiaí abre encontros sobre plano de metas regionais
GM e Fundação da Serra discutem proteção à area verde
O mapa foi criado pela equipe da secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Jundiaí e servirá para detectar com precisão os focos de incêndio, desenvolver ações de combate com maior rapidez, aperfeiçoar estratégias preventivas de trabalho integrado durante o período de estiagem, além de possibilitar a criação de um rico banco de dados para a elaboração de estatísticas.
“Este trabalho da diretoria de Meio Ambiente é para que estes quadrantes possam ser utilizados para que haja uma gestão de riscos da Serra de fácil localização. Todos os municípios que integrem o Comitê de Proteção poderão agir rapidamente em casos de incêndios ou qualquer modalidade de crime ambiental de forma simples e rápida por meio desta ferramenta tecnológica”, comenta o diretor Marcelo Pilon.
Alexandre Torricelli do Amaral, o Boina, e Marco Antônio de Oliveira, responsáveis diretos pela criação do mapa, mostraram detalhes da elaboração e funcionamento da ferramenta inovadora. “Cada secretaria, órgão, entidade poderá editar e incluir informações que venham a ser importantes”, destaca Boina
O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, ressalta que a Malha de Plano de Emergência “é um avanço importante no trabalho integrado de proteção à Serra”.
O subcomandante Paulo Vicente Soares, da Divisão Florestal da GM, afirma que “não vamos precisar mais subir até a base e olhar a direção da fumaça para chegar à localização correta das chamas”.
O encontro desta sexta ainda teve na pauta a discussão de estratégias de ação já que o período de estiagem só termina em 1º de outubro.
Ivan Lopes
Foto: Paulo Grégio
-
29/06/2024
Crianças e jovens participam de caminhada pelas trilhas da Serra do Japi
-
26/06/2024
Vivência na Serra do Japi une inclusão, aprendizagens e contato com a natureza
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
02/06/2024
Segurança reforçada: Jundiaí inicia instalação de 175 novas câmeras
Baixe as fotos desta notícia na resolução original