GM e Fundação da Serra discutem proteção à area verde

Publicada em 16/06/2016 às 17:15

A preocupação com o período de estiagem fez com que a Divisão Florestal da Guarda Municipal e o superintendente da Fundação da Serra do Japi, Flávio Gramolelli Júnior, se reunissem para discutir um plano de ações estratégicas que possibilitem uma atuação mais acentuada e direcionada a todo território de gestão da Serra do Japi, com foco principal à área da Reserva Biológica.

Segundo o comandante da GM, José Roberto Ferraz, e o chefe da Divisão Florestal, Mauro Castro, as equipes intensificarão o patrulhamento dentro da Reserva Biológica e em todo território. Serão priorizados o combate a incêndios, uso irregular de queimadas, soltura de balões, além da fiscalização de entradas não autorizadas naquela região de fauna e flora.

“Trilhas que eventualmente tenham algum tipo de dificuldade de acesso e que impeça o transito de viaturas, serão abertas em conjunto a Unidade de Serviço do Jardim Guanabara”, explica Ferraz.

LEIA TAMBÉM
Descoberta espécie inédita de rã na Serra do Japi
Monitoramento da GM recebe cidades do Vale do Paraíba

Guarda vai usar câmeras na passagem da Tocha Olímpica

GM conta com uma nova viatura equipada para ações integradas na Serra do Japi

GM conta com uma nova viatura equipada para ações integradas na Serra do Japi

Quanto ao monitoramento, o comandante da GM destaca a importância da câmera instalada no Mirante, equipamento que permite a visibilidade de 360 graus do território da Serra, no sentido de identificar eventuais irregularidades, inclusive a presença de pessoas não autorizadas, como ciclistas que ainda insistem em entrar na Serra sem a devida autorização da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

A quebra da regra coloca em risco a própria integridade física dos visitantes, pois pode provocar quedas, ferimentos, além de colocar em risco a própria Serra do Japi, já que um simples palito de fósforo pode dar início a um incêndio.

Mais
Uma viatura da Divisão Florestal zero quilômetro modelo Pálio Trekking foi equipada e também poderá auxiliar a Fundação nas atividades relacionadas ao entorno da Serra, como visita a moradores ou promoção de campanhas voltadas à educação ambiental.

Essa nova viatura servirá de apoio para outros seis veículos que já patrulham toda a área verde, com atuação principalmente voltada à fiscalização de espaços públicos existentes na área do entorno do Japi, como escolas municipais, parques, entre outros pontos.

Atualmente a Divisão Florestal soma um efetivo de 38 guardas municipais, especialmente treinados para atuar na área ambiental e cinco viaturas, entre elas três Marruás 4×4, uma picape L 200 e uma Troller recém-entregue à corporação.

Comandante Ferraz, Gramolelli e Mauro Castro conversam sobre ações de proteção à Serra

Comandante Ferraz, Gramolelli e Mauro Castro conversam sobre ações de proteção à Serra

A frota percorre desde o pé da Serra, áreas localizadas mais próximas à cidade, até os longínquos e íngremes pontos da Serra.

A estimativa é que as unidades rodem uma média de 10 mil quilômetros por mês, num trabalho intenso de proteção e conscientização sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

Além dos veículos, foram adquiridos novos equipamentos de proteção individual, como binóculos, redes para recolher animais feridos, ferramentas, como pás, enxadas, facões, entre outros. Todo esse equipamento é utilizado nas atividades de fiscalização e manutenção das trilhas de acesso e circulação do Japi.

Também são feitos sobrevoos regulares com helicóptero sobre todo o território de gestão da Serra do Japi, sendo todas as áreas fotografadas por quadrantes identificados por coordenadas de latitude e longitude.

Este trabalho permite conhecer com precisão eventuais alterações ou irregularidades nas propriedades existentes na região.

Além do helicóptero, a GM também mantém uma parceria com o Aeroclube de Jundiaí e o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, onde irregularidades avistadas pelos pilotos são comunicadas à GM por meio do telefone 153. Com o comunicado, a averiguação necessária pelas equipes de terra é iniciada imediatamente.

Luciano Guerino
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/16/gm-e-fundacao-serra-do-japi-discutem-aumento-da-protecao-a-area-verde/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original